Publicada em: 04/07/2006 - 136 visualizações

Cobrança de fotos em currículos está proibida

Cobrança de fotos em currículos está proibida (04/07/2006 00:00:00)

Cobrança de fotos em currículos está proibida

Os interessados em vagas para trabalho não precisarão mais fazer a entrega de currículos com fotos. A proposta, de autoria do vereador Oliveira Tresse (PMN), foi promulgada hoje (04/07) pela Câmara.
        Está “terminantemente proibida que as pessoas jurídicas, agências de emprego e equiparadas exijam qualquer tipo de fotografia no ‘Curriculum Vitae’ dos pretensos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho”, diz o texto da lei, acrescentando que o mesmo vale para as convocações através da mídia.
        O descumprimento da norma resulta em advertência e multa de R$ 300. Em caso de reincidência, o infrator está sujeito à multa em dobro.
        Oliveira Tresse comemora a publicação do texto por testemunhar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos carentes para a entrega dos currículos com fotos. “Tratava-se de um gasto a mais com o qual não podiam arcar. O dispositivo fará com que a competência e o preparo prevaleçam sobre a aparência física. A idéia é possibilitar ao candidato, pelo menos, uma entrevista,” afirma.