Publicada em: 04/07/2006 - 143 visualizações

Câmara Itinerante mobiliza Linhares e região

Câmara Itinerante mobiliza Linhares e região (04/07/2006 00:00:00)

Câmara Itinerante mobiliza Linhares e região

O papel dos vereadores de elaborar leis e fiscalizar o Executivo foi reconhecido pela comunidade durante a Câmara Itinerante, realizada no CAIC de Linhares. A representação dos moradores, entretanto, evocou a prerrogativa dos legisladores como interlocutores privilegiados da população junto ao Executivo para acioná-los na apresentação de propostas e reivindicações.
        A exemplo do que aconteceu em outras Câmaras Itinerantes, também nesta, foram levantados problemas de infra-estrutura. Por outro lado, houve relatos de inúmeras obras e outras melhorias realizadas pelo Poder Público. Entre elas, a conclusão do acesso ao bairro, reativação do posto policial e extensão do horário de funcionamento da UBS.
        Marilza de Souza, da Vila Fortaleza, enfatizou a importância da água tratada ser levada à localidade, alertando para o risco de doenças epidêmicas. Fátima Melo, moradora do mesmo bairro, solicitou ainda eletrificação e asfaltamento. “Quando chove, enfrentamos barro e ficamos sem ônibus e, na época de seca, sofremos com muita poeira,” afirmou.
        Os ônibus também foram assunto para os moradores de Linhares. Mônica Cristina Rodrigues disse que os carros da linha 435 têm demorado mais. Além disso, se queixou da interrupção do transporte coletivo aos domingos, a partir das 15h40.
        O trânsito foi outro tema em pauta. Sônia Maria Reis, presidente da Vila Almeida, falou sobre a necessidade de um quebra-molas na Rua Cesarino Gomes e um viradouro na Rua G. Já a existência de um complexo penitenciário em Linhares, com aumento do movimento nos dias de visita, preocupa Luiz Gomes Mendes, diretor da região escoteira de Minas Gerais.
        Maria do Carmo Silva, do Conselho Pastoral Paroquial, chegou a pedir estudo sobre um novo acesso para o Ceresp. Esta solicitação foi apresentada junto com os pedidos de obras para fim dos alagamentos no centro do bairro, retorno da mão dupla na Rua Leonora Goretti, áreas de lazer e tempo integral na creche. As carroças na Praça Poliesportiva também incomodam os moradores. O mau cheiro e a presença dos animais causam preocupação.
        O conforto para o atendimento da comunidade levou Edson Roberto Berigoli, do Conselho Local de Saúde de Linhares, a usar a palavra para solicitar ampliação da UBS, em função do aumento da demanda, e uma área de estacionamento. Enquanto isso, o religioso Silvano Clemente Gomes, morador do Boto, disse acolher mais de 40 crianças em sua casa para catequese e pediu apoio da Câmara para conseguir lanche e um salão para o trabalho.