Publicada em: 04/01/2005 - 678 visualizações

Câmara vai ouvir diretores em Audiências Públicas

Câmara vai ouvir diretores em Audiências Públicas (04/01/2005 00:00:00)

Câmara vai ouvir diretores em Audiências Públicas

Os diretores das várias pastas da Prefeitura e titulares dos órgãos da administração indireta participarão de Audiências Públicas na Câmara Municipal. O presidente, Vicentão (PTB), anunciou a realização de três a cada mês, a partir de fevereiro. O secretário José Sóter de Figueirôa (PMDB) sugeriu que, cada uma delas, agrupe áreas por afinidade.
        A proposta, aprovada em plenário, foi feita pelo vereador Bruno Siqueira (PMDB), com base no Artigo 14, Inciso I, alínea “a”, da Lei 10.000, da Reforma Administrativa.
        O assunto foi discutido na reunião plenária de hoje (04/01) devido à apresentação de pedido de avulso por Eduardo Freitas (PDT). O vereador considera necessário um intervalo antes da convocação, para que os diretores tenham tempo suficiente para exporem projetos e programas.
        A lei fala em convocação da Câmara, conforme esclareceu Antônio Jorge (PSDB). Apesar disso, Bruno optou pela solicitação de Audiência Pública, criando oportunidade para questionamentos também por parte da população.
       Flávio Cheker (PT) apoiou a iniciativa, lembrando da importância do conhecimento das metas dos diversos órgãos.

Audiência Pública discute combate à dengue

O vereador Antônio Jorge (PSDB) apresentou requerimento, aprovado em plenário, solicitando, em regime de urgência, Audiência Pública para discussão da política de combate à dengue no município. A sua expectativa é pelo debate ainda no primeiro período legislativo do ano.

O peessedebista cita relatório do Ministério da Saúde, “que identificou falhas gritantes na condução do programa”. Segundo ele, seriam necessários 174 agentes em operações de campo, sendo que o município utilizou 24, distribuídos em quatro equipes.

Serão convocados os diretores de Saúde e Desenvolvimento Ambiental e de Ações Descentralizadas de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde e o responsável pela contabilidade do Fundo Municipal de Saúde.

Paulo Rogério sugeriu a presença de representantes dos três níveis de Governo: municipal, estadual e federal. Dr. Waldir (PP), por sua vez, adiantou que o atual secretário de Saúde, Agenor Lawall, tem conhecimento da situação, adiantando que terá oportunidade de apresentar a estratégia de combate à doença na cidade.

Vereador quer mais segurança para Zona Rural

O vereador Eduardo Novy (PRP) solicitou aos colegas que assinem uma representação, de sua autoria, pedindo ao comando da Polícia Militar de Minas a reativação do serviço de Patrulha Rural em Juiz de Fora. Ele está preocupado com o descaso do Governo do Estado em relação a segurança do homem do campo. Novy criticou a extinção do serviço, alegando que muitos proprietários estão com medo do aumento da violência. Muitos reclamam que são obrigados a deixarem de produzir por causa dos constantes assaltos às suas fazendas. Novy informou que os produtores rurais têm o direito a segurança, previsto pela Constituição Federal.

Outro problema abordado pelo vereador também diz respeito à segurança. Novy não concorda com o fechamento da Escola Pública do Distrito de Jacutinga. É que os alunos serão transferidos para a Escola de Torreões e terão que estudar à tarde. Segundo ele, muitos estudantes são menores e irão retornar às suas casas a noite. Ele solicitou apoio aos vereadores no sentido de pedir ao Executivo transporte para as crianças.

Câmara promove Audiência Pública para discutir proposta de mudança no Hino de Juiz de Fora

Atendendo à solicitação do vereador Romilton Faria (PFL), a Câmara Municipal realiza nesta quarta-feira , 05/01, às 15 horas, a primeira audiência pública da nova legislatura para discutir modificações no Hino de Juiz de Fora. De acordo com o vereador, não existe a intenção de modificar a letra nem a melodia da marcha mas, encurtar a música que dura mais de quatro minutos devido à repetição de estrofes e estribilhos.

O vereador convidou para a reunião diversos músicos e estudiosos do assunto. Entre eles, os maestros Willian Palhares, Fernando Benedito Vieira, Luiz Carlos Francisco e Ciro Tabet, e a diretora do Conservatório Estadual de Música,Dione de Miranda; a Diretora do Centro Cultural Pró-Música, Maria Izabel de Souza Santos. Se as modificações forem aprovadas durante a audiência, o vereador apresenta projeto de lei tornando as mudanças oficiais.