Publicada em: 31/10/2005 - 348 visualizações

Câmara apóia greve da UFJF

Câmara apóia greve da UFJF (31/10/2005 00:00:00)

Câmara apóia greve da UFJF

Em audiência pública, realizada hoje a pedido do vereador Flávio Cheker (PT), a Câmara Municipal de Juiz de Fora manifestou apoio à greve dos professores e funcionários da UFJF. A posição foi definida através de representação na qual os 19 vereadores reconhecem o movimento como “luta pela manutenção da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada, e que atenda a assistência estudantil”.
        “Nós, vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora, por entendermos como justas as reivindicações dos professores e dos funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora, e que a greve se constitui como último recurso diante da indisposição do Governo em efetivar negociações eficazes, no sentido de garantia das condições salariais e de trabalho, solicitamos de Vossa Excelência, empenho em concretizar propostas que atendam essas justas demandas dos trabalhadores,” afirmam, no documento.
        O requerimento será enviado ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; ao ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Jacques Wagner, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, aos deputados federais e Câmaras da Zona da Mata. Os vereadores farão contato com os deputados federais eleitos por Juiz de Fora solicitando a sua intervenção para o Governo abrir negociações com os grevistas.
        Bruno Siqueira que, de imediato, falará com o deputado Marcello Siqueira (PMDB), acredita que os parlamentares podem atuar, em conjunto, na causa. Isauro Calais (PMN), propôs o envio de cópias da representação ao presidente do Senado e da Câmara dos Deputados, o que foi acatado. Paulo Rogério (PMDB) observou que a representação também significa uma postura assumida pelos vereadores, lembrando que a Casa sempre defendeu a UFJF.
       Enquanto isso, Eduardo Novy (PTB) recomendou aos grevistas sensibilizar toda a sociedade, argumentando que o resultado do movimento depende desse fator, no que contou com o respaldo de José Emanuel (PMN).
        Também participaram da audiência pública Marcelo de Oliveira Rodrigues, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFJF (Sintufejuf); Álvaro Azeredo Quelhas, vice-presidente da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), e Maicon Chagas, coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).