Publicada em: 30/06/2006 - 130 visualizações

Vereador pede apoio para transporte ferroviário de passageiros

Vereador pede apoio para transporte ferroviário de passageiros (30/06/2006 00:00:00)

Vereador pede apoio para transporte ferroviário de passageiros

O apoio institucional dos Poderes Executivo e Legislativo do Município é vital para o transporte ferroviário de passageiros com finalidades sociais, turísticas e culturais, no trecho entre Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbanck da Câmara e Santos Dumont. O projeto é coordenado pela ONG Movimento Nacional Amigos do Trem. Esta é uma das justificativas apresentadas pelo vereador, primeiro vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PMN), para a apresentação do projeto de lei autorizando a Prefeitura a prestar apoio ao programa, que é vinculado plano de Revitalização das Ferrovias do Departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, com a participação da Universidade Federal de Juiz de Fora e de Viçosa.
       De acordo com Canalli, após a privatização da RFFSA o transporte de passageiros, via ferrovia, ficou resumido a poucas localidades no país como a Estrada de Ferro Vitória-Minas, além disso, houve enfraquecimento de pequenas e médias empresas que utilizavam desse meio de transporte. Sabemos que o governo concedeu, às empresas participantes no processo, apenas o transporte de cargas, fator limitante para suspensão do trânsito de passageiros em, praticamente, todo o Brasil, esclarece.
       O vereador defende o apoio da PJF ao projeto da ONG, afirmando que cumpre plenamente o determinado pelo plano nacional de revitalização das ferrovias do Ministério do Transportes, cria condições para o retorno dos trens de passageiros utilizando os carros e locomotivas da RFFSA, além de possibilitaro controle social, desenvolvimento regional e geração de emprego e renda na região.
       De acordo com o projeto, a Amigos do Trem, deverá, entre outras obrigações, apoiar institucionalmente a implantação do transporte de trens de passageiros e sua divulgação junto ao setor industrial, orientando na identificação e intermediação de fontes de financiamento, investimento e auxílio. Para isso, a ONG deve, ainda, identificar as características socioeconômicas da região, analisar os custos do investimento e prever a demanda para o transporte.
       O texto da lei ainda prevê que a fiscalização do transporte ferroviário de passageiros será exercida pelos órgãos competentes vinculados ao Ministério dos Transportes. A proposta deve entrar em votação na próxima semana.