Publicada em: 29/06/2006 - 134 visualizações

Empregadores não podem mais exigir currículos com foto

Empregadores não podem mais exigir currículos com foto (29/06/2006 00:00:00)

Empregadores não podem mais exigir currículos com foto

Os interessados em vagas para trabalho não precisarão mais fazer a entrega de currículos com fotos. A proposta, de autoria do vereador Oliveira Tresse (PMN), passa a vigorar nos próximos dias. A matéria foi aprovada pela Câmara e vetada pelo prefeito. Após retorno ao plenário, entretanto, os vereadores derrubaram o veto. Agora, o prefeito tem prazo de 48 horas para promulgar a lei. Caso contrário, a Câmara o fará.
       O dispositivo cria possibilidade para que o candidato tenha acesso a, pelo menos, uma entrevista. Muitos distribuem dezenas de currículos ao mês e a necessidade de arcar com gastos com fotos cria dificuldades e até inviabiliza a sua apresentação ao mercado de trabalho. A lei de Oliveira Tresse acaba com esse empecilho. Vários vereadores usaram a tribuna para se manifestar a favor da proposta. Antônio Jorge (PSDB) observou que leis semelhantes começam a ser executadas no país, enquanto Bruno Siqueira (PMDB) afirma que a medida vai favorecer uma análise mais justa do candidato. “Ao contrário da aparência física, vai prevalecer a competência e preparo dos interessados”, disse. José Sóter de Figueirôa (PMDB), por sua vez, entende que o assunto está diretamente relacionado à cidadania.