Publicada em: 27/10/2005 - 370 visualizações

Vereador propõe extensão de horário de bibliotecas em escolas públicas

Vereador propõe extensão de horário de bibliotecas em escolas públicas (27/10/2005 00:00:00)

Vereador propõe extensão de horário de bibliotecas em escolas públicas

A maioria de nossos educadores ainda não atingiu a completa noção sobre o nível de aprendizagem que os alunos da rede pública de ensino poderiam alcançar se soubessem melhor aproveitar os materiais bibliográficos e outros que a biblioteca escolar oferece”. A defesa é do vereador Rodrigo Mattos (PSDB) que apresentou projeto de lei, regulamentando o horário de funcionamento das bibliotecas das unidades da rede municipal.

As escolas da rede pública de ensino que possuem períodos noturnos de aulas, com freqüência regular de alunos e professores, deverão manter abertas suas bibliotecas durante esse turno, segundo as mesmas regras de funcionamento dos períodos diurnos.

As salas serão mantidas abertas e em funcionamento até o horário de término das aulas. “É incomodo para os alunos que estudam no período noturno ter que se deslocar para a escola, durante o dia, para realizarem suas pesquisas e leituras. A maioria trabalha, o que dificulta o seu deslocamento”, justificou o tucano.

“A biblioteca escolar, principalmente nas instituições públicas de ensino, é um apoio para a função educativa na escola e indispensável para o ensino em geral. Sua existência contribui na formação de alunos críticos e abertos a reflexões”. Para Rodrigo Mattos, o governo propõe aos indivíduos o direito à educação, mas não revela, na prática, a consciência da necessidade de se ter mecanismos que facilitem a qualidade do ensino e da aprendizagem. Essa conscientização permitirá aos cidadãos exercerem os seus direitos democráticos, possibilitando a participação construtiva na sociedade.