Publicada em: 03/07/2006 - 132 visualizações

Vereador reivindica telefone público adaptado para portador de deficiência auditiva (03/07/2006 00:00:00)

A instalação de telefones públicos para portadores de deficiência auditiva no Centro da cidade está sendo reivindicada por Oliveira Tresse (PMN) à Telemar. O vereador encaminhou à empresa uma representação, no início do ano, com o pedido, mas como até agora não viu resultado prático, alerta a empresa para a importância da medida.
        Oliveira Tresse se refere ao grande avanço que representa a comunicação para a inclusão social. Ele esclarece que o equipamento é encontrado no mercado e a medida de fácil execução.
        O aparelho funciona como um leitor de palavras. O usuário coloca o telefone no teclado, em local pré-determinado. Em seguida, escreve a mensagem que, simultaneamente, é lida para a pessoa que se encontra na linha. A resposta é transcrita em um visor, o que possibilita a leitura.
        “Minha proposta está em total sintonia com a legislação vigente. Os portadores de deficiência auditiva têm direito ao tratamento igualitário e pleno direito à cidadania”, disse.