Publicada em: 27/06/2006 - 190 visualizações

Vereadores prestigiam primeiro Casamento Comunitário de Juiz de Fora

Vereadores prestigiam primeiro Casamento Comunitário de Juiz de Fora (27/06/2006 00:00:00)

Vereadores prestigiam primeiro Casamento Comunitário de Juiz de Fora

Uma lição de cidadania e inclusão social. Essa foi a opinião unânime dos vereadores João do Joaninho (PTB), Dr. Waldir (PTB), Pardal (PTB) e da segunda vice-presidenta da Câmara, Rose França (PTB), que estiveram presentes ao primeiro Casamento Comunitário realizado em Juiz de Fora. Tenho um profundo sentimento de satisfação em poder participar, de alguma forma, da alegria dessas pessoas. Sei que a oficialização da união desses casais é muito importante para eles, afirmou Pardal.
       O vereador Dr. Waldir afirmou que a iniciativa é parte importante do processo de inclusão social. Muitos casais já moram juntos e constituíram famílias, agora, juridicamente, oficializaram o casamento. Creio que é um momento memorável para todos que há muito esperavam por esta oportunidade e já nem tinham esperanças de que isso acontecesse. João do Joaninho faz coro à opinião do Dr. Waldir e acrescenta: É maravilhoso assistir a esse espetáculo de inclusão social, com a oportunidade para as pessoas mais simples realizarem seu sonho de casamento e cidadania plena.
       Esse casamento comunitário é um presente para o povo. Quantas pessoas não sonhavam em se casar, regularizando sua situação, e, às vezes, não tinham oportunidade. A iniciativa demonstra que o poder público está lutando para dar dignidade às pessoas, garantindo um direito constitucional. Além disso, é muito bonito ver nos olhos de cada casal a emoção pela realização de um passo tão importante na vida de uma pessoa, afirmou a vereador Rose França.
       O primeiro Casamento Comunitário foi proposto pela Fundação Nadir Helena Goulart e teve o apoio da Prefeitura, através da Associação Municipal de Apoio Comunitário - AMAC. Os noivos foram apadrinhados pelo prefeito Carlos Alberto Bejani e sua esposa e superintendente da AMAC, Vanessa Loçasso Bejani.
       Os 156 casais oficializaram a união em um Culto Ecumênico celebrado pelo pastor da Igreja Quadrangular de São João Del Rei, Sebastião Poggianello, e pelo orador espírita, da Associação Espírita Paz e Amor, Geraldo Kistenmacker.