Publicada em: 27/01/2005 - 500 visualizações

Vereador pretende enviar requerimento ao Governo de Estado

Vereador pretende enviar requerimento ao Governo de Estado (27/01/2005 00:00:00)
 

Vereador pretende enviar requerimento ao Governo de Estado

       Um requerimento deverá ser enviado ao Governo de Estado solicitando a liberação “urgente” de 38 mil reais, recursos que serão destinados à reforma da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, conhecido como Polivalente de Benfica. A reivindicação é do vereador Dr. Waldir (PP) que está preocupado com os constantes ataques de vândalos à instituição. Nesta quarta-feira, 26/01, a escola, pela oitava vez, foi novamente invadida. “Não iremos mais tolerar o descaso das autoridades diante deste sério problema, que é a falta de segurança em nossa cidade. Nossos alunos e professores estão reféns do medo e, por causa disso, acabam abandonando a escola, que tem sido um dos alicerces mais frágeis de nossa sociedade”, afirmou o vereador.
       
       Algumas medidas de segurança foram tomadas para amenizar o problema. Equipamentos, documentos e objetos de valor foram retirados do local até que as obras de reforma sejam realizadas. O vereador pretende fazer mais uma visita a escola para verificar a situação do lugar. “Quero saber o que aconteceu com a instituição com esse novo arrombamento”. Dr. Waldir pretende também levar ao conhecimento do novo comandante regional da Polícia Militar, Gilmar Simões, sobre os atos de vandalismo e assaltos no Polivalente. “Gostaria que a PM intensificasse mais o policiamento naquela região”, afirmou o legislador.
       
       As fiações à mostra no chão e nas paredes, as portas do almoxarifado e de acesso às salas de aula destruídas, o piso interno precário, os cômodos da escola em péssimo estado de conservação, o telhado quebrado e as janelas sem vidros mostram o caos em que se encontra a instituição. Outro problema grave é a quadra poliesportiva. Ela está totalmente encoberta pelo mato. O muro que cerca o Polivalente também é motivo de preocupação, está com uma parte destruída, deixando a instituição desprotegida.
       
       Para a vereadora Rose França (PL), que também está preocupada com a insegurança, o problema é “muito sério e sua solução depende do engajamento de toda a sociedade e da vontade política dos nossos governantes”. Ela, que já enviou ao Executivo um pedido de informação, solicitando providências junto à Polícia Militar, está indignada com o descaso e a demora na tomada de providências. “Se não houver uma ação efetiva da PM no local, os assaltos continuarão a acontecer. É preciso providências urgentes”, desabafou. Rose lembra que na audiência pública que discutiu o assunto, ela pediu ao representante da PM que reforçasse a segurança no local, o que parece não ter se efetivado, uma vez que a escola foi invadida novamente. “O que tem acontecido na escola Presidente Costa e Silva é o reflexo do crescimento da violência, do consumo de drogas entre os jovens e da impunidade. Para solucionar o problema é preciso vontade política e suporte da nossa PM”, concluiu a vereadora.
       


Vereador tenta derrubar veto a jornada por tempo integral nas escolas

       O vereador Flávio Cheker (PT) retornará para o segundo período de reuniões trabalhando para derrubar o veto ao projeto de lei que implementa a jornada escolar em tempo integral na rede de ensino do município.

       O petista tem um argumento a mais a favor do dispositivo. O prefeito Alberto Bejani (PTB) acaba de anunciar a intenção de construir uma escola que atenda ao aluno carente em tempo integral. Para Cheker, este é reconhecimento de que a proposta é viável e não encontrará resistência do Executivo.

        O projeto foi idealizado por ele com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente. O aluno permanecerá na escola nove horas por dia, com acesso a três refeições, suprindo as necessidades nutricionais.

        Aliada à formação básica, haverá acompanhamento do desempenho escolar e desenvolvimento de atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer. Ainda estão asseguradas noções de informática, atividades que possibilitem a convivência com os colegas e a prática da cidadania.

        Considerando o alcance da medida, Cheker não acredita em dificuldades para a derrubada do veto em plenário.

       


Câmara anuncia cinco audiências públicas para fevereiro

       Cinco audiências públicas foram marcadas para fevereiro na Câmara Municipal. Estarão em debate a instalação do Pólo de Execuções e Medidas Sócio-Educativas; tráfego de motocicletas, bicicletas e triciclos; funcionamento dos Hospitais Cotrel e Hospital Municipal Mozart Teixeira; política de combate à dengue e obras da Usina Hidrelétrica de Picada. Todas as audiência serão às 15h, no plenário do Palácio Barbosa Lima.

       

       

       Calendário de Audiências Públicas de fevereiro

       1ª Audiência Pública – 16/02 – 15h,

       A possibilidade de instalação do Pólo de Execuções e Medidas Sócio-Educativas na Rua Nossa Senhora de Lourdes, 373, no Bairro de Lourdes, levou o vereador Paulo Rogério (PMDB) a solicitar uma discussão ampla sobre o assunto, envolvendo autoridades e moradores;

       

       2ª Audiência Pública – 17/02 – 15h,

       O tráfego de motocicletas, bicicletas e triciclos no município entrará em debate por iniciativa do vereador Eduardo Novy (PRP). O vereador vai reapresentar um projeto de lei tratando do assunto;

       

       3ª Audiência Pública – 21/02 – 15h,

       O funcionamento do Hospital Cotrel e do Hospital Municipal Dr. Mozart Teixeira também será tema para análise dos vereadores, a pedido do vereador Bruno Siqueira (PMDB);

       

       4ª Audiência Pública – 22/02 – 15h,

       O vereador Antônio Jorge (PSDB) defende a discussão sobre a política de combate à Dengue no município, citando o relatório do Ministério da Saúde que, segundo ele, “identificou falhas gritantes na condução do programa”;

       

       5ª Audiência Pública – 23/02 – 15h,

       Através de requerimento do vereador João do Joaninho (PRP), será realizada audiência pública sobre as negociações e obras que estão sendo realizadas na construção da Usina Hidrelétrica de Picada, em Torreões.

       

Arquivo de notícias >>>

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade