Publicada em: 26/10/2005 - 265 visualizações

Vereador quer resgatar trem de passageiros na cidade

Vereador quer resgatar trem de passageiros na cidade (26/10/2005 00:00:00)

Vereador quer resgatar trem de passageiros na cidade

“Baratear os custos das passagens, aproveitar um meio de locomoção seguro e rápido e oferecer conforto e tranqüilidade para os passageiros”. O argumento é do vereador vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PMN) que apresentou projeto de lei dispondo sobre apoio institucional a Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – Ong Movimento Nacional Amigos do Trem.

A idéia da matéria é promover um incremento no projeto de transporte ferroviário de passageiros no trecho Matias Barbosa, Juiz de Fora, Ewbanck da Câmara e Santos Dumont. “Queremos dar destaque às coisas de nossa terra, que são características do povo mineiro como o trem, impulsionando a cultura, o turismo e o social”, disse. De acordo com Canalli, a participação das Universidades Federais de Juiz de Fora e Viçosa irá contribuir para a implementação do projeto, que “está em consonância com o plano nacional de revitalização das ferrovias do Ministério do Transportes e do Departamento de Relações Institucionais, criando condições para o retorno do transporte de passageiros”.

Canalli acredita que essa parceria entre os poderes, universidades e Ongs, irá colaborar para o desenvolvimento e para o controle social, desenvolvimento regional e geração de emprego e renda.

“Após a privatização da RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - o transporte de passageiros via ferrovia ficou praticamente resumido a poucas estações no país como a EFVM - Estrada de Ferro Vitória-Minas, além disso, provocou enfraquecimento de pequenas e médias empresas que utilizavam desse meio de transporte”, disse o vereador. Canalli critica a extinção do transporte de passageiros via trem, por entender que ele seria muito mais barato, gerando uma série de benefícios para a população. “Com o passar de alguns anos a região da Zona da Mata não apresentou um desenvolvimento econômico significativo e ainda corre risco de perder empresas instaladas, o que pode gerar desemprego e problemas sociais graves”, informou.

“A relevância desta matéria e a urgência de sua tramitação decorrem da necessidade imediata de novos rumos ao desenvolvimento social e econômico do município e região. O transporte ferroviário de passageiros trará geração de emprego e crescimento regional através do turismo deste importante setor, além de mão-de-obra qualificada, e ainda, a preservação do patrimônio público e histórico da ferrovia nos municípios atendidos”, defendeu Canalli.