Publicada em: 26/10/2005 - 260 visualizações

Artesãos querem retornar à Rua Halfeld aos sábados e domingos

Artesãos querem retornar à Rua Halfeld aos sábados e domingos (26/10/2005 00:00:00)

Artesãos querem retornar à Rua Halfeld aos sábados e domingos

A ocupação do Calçadão da Rua Halfeld pelos artesãos aos sábados, a partir das 13h, domingos e feriados ou a disponibilidade da frente do Parque Halfeld, além da definição do interlocutor junto à Prefeitura estiveram entre as principais eixos da reunião extraordinária da Câmara realizada hoje (26/10) por solicitação do vereador Paulo Rogério (PMDB).
        O peemedebista lembrou sobre a vigência de lei municipal garantindo a eles a utilização da Rua Halfeld, no trecho compreendido entre a Avenida Rio Branco e Rua Batista de Oliveira, enfatizando a importância de terem estabilidade quanto ao local de trabalho.
       Paulo Rogério se referiu às dificuldades enfrentadas pelos artesãos atualmente no Parque Halfeld, principalmente nos dias de chuva e à noite, com iluminação inadequada. Isso sem contar o prejuízo financeiro que sofreram com a transferência de local.
       Alexandre Cirino, presidente do Conselho Nacional dos Artesãos, questionou sobre a data de entrega das novas barracas. Respondendo ao vereador Rodrigo Mattos (PSDB), o secretário de Política Urbana, Antônio Carlos, esclareceu que os trabalhadores não vão arcar com os custos, adiantando que a PJF está buscando patrocínio.
        Antônio Jorge citou o artesanato como fonte de trabalho e renda e identidade cultural da cidade. O peessedebista é a favor da revitalização do centro histórico da cidade, mas não entende o porquê dessa revitalização iniciar “pelo lado político mais frágil. Não foi dada chance ao grupo de se auto-regulamentar. Por que não atacar o problema sistematicamente?” questionou.
        O pedido feito pelos artesãos para retornar aos finais de semana para o local de origem foi bem recebido por diversos vereadores, como José Sóter de Fiqueirôa (PMDB) e Isauro Calais (PMN).
       Flávio Cheker (PT) cobrou do secretário Antônio Carlos a fixação de prazo para o cumprimento do que foi acertado, enquanto Dr. Waldir (PTB) defendeu, com ênfase, soluções através do diálogo, confiando na seriedade dos secretários municipais.
        A secretária de Governo e Articulação Institucional, Maria Aparecida Soares (Nininha), afirmou que todos os compromissos da Prefeitura com os artesãos foram cumpridos. Já o secretário de Política Urbana, Antônio Carlos, assinalou que a administração municipal está avançando, mostrou o designer da nova barraca e a distribuição dos trabalhadores no Parque. Segundo ele, há 133 artesãos cadastrados. Além disso, anunciou estudos quanto a algumas atividades para incentivo à movimentação entre as 18h e 21h com, por exemplo, música ao vivo.