Publicada em: 26/07/2006 - 97 visualizações

Escolas públicas de Juiz de Fora devem ensinar Filosofia

Escolas públicas de Juiz de Fora devem ensinar Filosofia (26/07/2006 00:00:00)

Escolas públicas de Juiz de Fora devem ensinar Filosofia

Está aguardando parecer nas Comissões Técnicas da Câmara o projeto de lei do vereador Luiz Otávio Coelho - Pardal (PTB) implantando o ensino de Filosofia no currículo das escolas da rede municipal, considerando o projeto político pedagógico da escola. A idéia é ministrar aulas para alunos do pré-escolar e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
       De acordo com a justificativa do texto, o objetivo da Filosofia para Crianças é provocar um diálogo reflexivo que enriqueça a compreensão das vivências, aprimorando sua dimensão ética, crítica e criativa. Essas crianças terão a oportunidade fazer julgamentos inteligentes sobre os acontecimentos do dia-a-dia, favorecendo o desenvolvimento pleno de sua cidadania, analisa o vereador.
       Pardal ainda comenta que: A disciplina de Filosofia na escola pública está ligada ao desenvolvimento de um projeto político pedagógico de cunho popular. É uma proposta que incentiva a reflexão, a apropriação crítica da realidade, a construção coletiva dos saberes, e a autonomia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação”.
       Ainda de acordo com o vereador, a possibilidade de ministrar aulas de Filosofia no ensino médio e fundamental está na pauta de diversos debates sobre educação no país.