Publicada em: 25/05/2006 - 152 visualizações

Câmara apóia prevenção à osteoporose

Câmara apóia prevenção à osteoporose (25/05/2006 00:00:00)

Câmara apóia prevenção à osteoporose

Julho pode se tornar, a partir de agora, um mês também dedicado à prevenção à osteoporose. A Câmara aprovou projeto de lei do vereador Dr. Waldir (PTB) autorizando o município a instituir, na rede pública de saúde, a Semana Municipal de Prevenção e Combate à doença.
        O petebista ressalta a importância de as mulheres ficarem atentas ao problema, principalmente após a menopausa. A densitometria óssea é capaz de apontar o desgaste ósseo, mas não é um exame de rotina. “De cada quatro mulheres acima de 60 anos, uma tem osteoporose e, portanto, está sob risco de fraturas”, alerta, justificando a importância da conscientização.
        Três atividades estão previstas para o período: a promoção de campanhas esclarecedoras; parcerias com universidades e/ou entidades da sociedade civil para debates, palestras e aprimoramento da assistência em situações de emergência, além de outros procedimentos como divulgação na rede de ensino da Prefeitura.
        A idéia é chamar atenção para o problema, de forma a sensibilizar a população. Mutirões para prevenção e combate à osteoporose estão entre as medidas possíveis.
        Para vigorar, a proposta depende da sanção do Executivo, que também responderá pela sua regulamentação. Dr. Waldir deixa claro que junto com a Semana de Prevenção permanece o Dia de Esclarecimento e Diagnóstico Precoce da Osteoporose, instituído pela Lei 10.387 de 2003.