Publicada em: 25/05/2006 - 143 visualizações

Presidente da Câmara busca em Brasília recursos para a cidade

Presidente da Câmara busca em Brasília recursos para a cidade (25/05/2006 00:00:00)

Presidente da Câmara busca em Brasília recursos para a cidade

O Presidente da Câmara, Vereador Vicentão (PTB), apresentou hoje à Câmara, durante reunião ordinária, o relatório de sua viagem à Brasília, onde esteve por dois dias para vários compromissos.
        Vicentão entregou nos Ministérios da Educação e do Turismo, projeto da Prefeitura de Juiz de Fora, que reivindica recursos para a implantação do processo de inclusão digital nas escolas municipais. O Vereador destacou a importância da iniciativa, que vai beneficiar 30 mil crianças das escolas municipais. “O pedido foi repassado a nós pelo Prefeito Alberto Bejani e pela secretária de Educação, professora Regina Mancini. A idéia é equipar 50 escolas com computadores e promover a democratização do acesso à tecnologia e à informação. A iniciativa foi muito elogiada. Inclusive, fomos encaminhados, também, ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que dispõe de recursos para essa finalidade. Já trouxemos os formulários e encaminhamos à Prefeitura”, destacou.
        O presidente da Câmara disse, ainda, que o seu apoio ao projeto, deve-se ao fato de ele ter um amplo alcance social. “ Por isso mesmo, nos prontificamos a conversar, pessoalmente, com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, que é do nosso partido, o PTB”, completa.
        Vicentão destacou que na sua visita, dois parlamentares foram extremamente importantes e prometeram intervir diretamente por Juiz de Fora: o senador Magno Malta (PL-ES) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG). “Ambos não mediram esforços em nos apoiar e a pedir por Juiz de Fora. Lá, inclusive, estivemos com a vereadora Rose França, que também faz pleitos pela cidade”, destaca.
        Vicentão conheceu de perto, também, o sistema Intelegis, que integra informações das casas legislativas, em nível nacional. Lá, o presidente da Câmara assinou convênio para o repasse de equipamentos de informática. “ O processo estava parado desde 2001, mas , a partir de agora, poderemos nos beneficiar não só com a aquisição de novos equipamentos, mas também de informações. O Interlegis vai permitir a reciclagem de nossos profissionais e dos próprios vereadores”, informou. Segundo ele, os cursos são, na sua maioria, nas áreas de administração, contabilidade e jurídica. “ É importante que nós possamos estar informados e preparados para lidar, da melhor maneira, com os bens públicos. É preciso saber economizar, administrar bem. Por outro lado, como somos proponentes das leis que regulamentam toda a vida em sociedade, precisamos saber quais são os limites constitucionais de nossas propostas para não gerarmos prejuízos para ninguém” assevera.
        Ao final do encontro que manteve no Senado, o presidente Vicente de Paula Oliveira – Vicentão – foi convidado pelo diretor da Secretaria Especial Interlegis, José Dantas Filho, para coordenar o projeto em Juiz de Fora. “ Nossa cidade será pólo na Zona da Mata e entre os municípios do Rio de Janeiro. Em agosto, vamos promover aqui no município o primeiro encontro de agentes públicos dos dois estados”, finalizou.