Publicada em: 25/01/2005 - 518 visualizações

Vereadores apóiam ampliação da Rede Municipal de Saúde

Vereadores apóiam ampliação da Rede Municipal de Saúde (25/01/2005 00:00:00)

Vereadores apóiam ampliação da Rede Municipal de Saúde

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Vicentão, elogiou a iniciativa do Prefeito Alberto Bejani em entregar hoje (24/01) à tarde aos juizforanos o novo hospital de Pronto Socorro Mozart Geraldo Teixeira. Vicentão lembrou que acompanhou Bejani durante toda a campanha eleitoral e, em todas as reuniões, o então candidato à Prefeitura, falava de seu projeto em melhorar o atendimento à saúde, principalmente aos mais necessitados, aqueles que dependem do SUS.
       Numa cerimônia que contou, ainda com a presença dos vereadores Francisco Canalli, 1º Vice-presidente; José Soter Figueirôa, 1º Secretário; Eduardo Freitas; José Emanuel; Paulo Rogério dos Santos; Pastor Carlos e Dr. Waldir, Vicentão ressaltou o empenho da Câmara nas questões que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da população. Assegurou que o Poder Legislativo, embora esteja ciente de sua independência, estará junto com o Executivo sempre que as iniciativas significarem justiça social, desenvolvimento econômico e, principalmente, mais saúde, educação e empregos.
       Vicentão fez um retrospecto da situação do atendimento à saúde pública em Juiz de Fora dizendo que, muitas vezes, teve que contratar advogados que impetrassem mandados de segurança para garantir a internação de pacientes que corriam risco de morte. Lamentou as condições em que os pacientes e médicos eram submetidos no antigo pronto socorro onde, segundo ele, o tratamento chegava a ser desumano, pois muitos doentes eram obrigados a esperar por internação nos corredores do PSM. Agora, diz Vicentão, com a inauguração do novo hospital, “serão atendidas de fato as pessoas que precisam, as classes mais humildes. Nós trabalhamos muito para isso, acreditamos na proposta do Prefeito Alberto Bejani e hoje, menos de um mês depois da posse, vemos esse sonho se concretizar.”
       O primeiro Vice-presidente, vereador Francisco Canalli, também fez questão de ressaltar a iniciativa. Segundo ele, as condições oferecidas pelo antigo Pronto Socorro eram muito precárias, não havia infra-estrutura. Canalli considera que o novo PSM Mozart Geraldo Teixeira como uma revolução em termos de saúde pública, que vai atender, com dignidade, a quem não pode pagar .
       Para o primeiro Secretário da Mesa Diretora, José Sóter Figueirôa, a saúde pública no Brasil, e não somente em Juiz de Fora, passa por um momento de estrangulamento, de muitas dificuldades. Diante disso, Figueirôa ressalta que toda iniciativa do sentido de se melhorar esse panorama é bem visto e se reflete numa melhoria da qualidade no atendimento à saúde pública.
       A expectativa de melhoria é comungada também pelo vereador José Emanuel, que classificou o novo hospital como uma grande abertura para o sistema público de saúde em Juiz de Fora. Ele acredita que não só os pacientes, mas os próprios médicos terão um espaço melhor para trabalhar. Por outro lado, o representante do PMN acredita que o antigo PSM possa também ser usado pela municipalidade para ampliar o atendimento à saúde.
       Já o vereador e médico Eduardo Freitas, PDT, ressaltou que a inauguração do HPS Mozart Geraldo Teixeira é um empreendimento na saúde que visa minimizar o grave problema da assistência terciária, principalmente no que diz respeito à urgência e emergência. Ressaltou que a administração municipal está de parabéns e que a iniciativa merece o apoio de toda comunidade.
       Paulo Rogério dos Santos, líder do PMDB , concorda que o novo pronto socorro resolva, em parte, a porta de urgência e emergência na cidade, principalmente no que diz respeito aos casos de trauma. Além disso, vai amenizar a demanda em outros casos. Entretanto, fez questão de ressaltar que o hospital não vai conseguir resolver todos os problemas de saúde da cidade, uma vez que a questão é mais ampla e foge, até mesmo, às fronteiras municipais.
       Para o Pastor Carlos, PL, o empreendimento da nova administração mostra que o executivo caminha ao encontro dos anseios da municipalidade. Ele ressalta que havia uma carência nesse setor, que começa a ser amenizada com o novo HPS. Reconhece que o novo local vai permitir um atendimento mais humano e de melhor qualidade para a população carente. Entretanto, Pastor Carlos espera que outros hospitais possam ser construídos na cidade para que o problema da saúde possa ser resolvido mais amplamente.
       Dr. Waldir, vereador pelo PP, classificou a obra como “ importantíssima”. Ele ressaltou que a iniciativa teve sua colaboração quando, durante a campanha eleitoral, conversou diversas vezes com o Prefeito Alberto Bejani sobre a possibilidade de juntar num só lugar o Pronto Socorro e o Hospital Municipal. Ele acredita que, a partir de agora, Juiz de Fora, que já conhecida nacionalmente pela qualidade no atendimento através de hospitais particulares, vai alcançar a excelência, também, em termos de rede pública. Dr. Waldir ressaltou que os próximos passos é garantir um atendimento pediátrico com UTIs neo-natal e, quem sabe, a própria construção de um prédio para o hospital municipal.