Publicada em: 24/10/2005 - 319 visualizações

Vereador quer acabar com discriminação em currículos

Vereador quer acabar com discriminação em currículos (24/10/2005 00:00:00)

Vereador quer acabar com discriminação em currículos

Está nas comissões técnicas da Câmara, o projeto de lei do vereador Oliveira Moura Tresse (PMN), proibindo que as empresas, pessoas jurídicas ou agências de emprego de Juiz de Fora, exijam qualquer tipo de fotografia no currículo de pretensos candidatos a uma vaga no mercado de trabalho. As convocações através de qualquer tipo de mídia também não podem exigir a foto do interessado. Para quem descumprir a lei, a multa será de R$ 300,00 reais se multiplicando em caso de reincidência. A lei não vale para as pessoas que usam a aparência para trabalhar, como modelos, manequins, atores, entre outros.
       Esta proposição será de grande relevância para todos os cidadãos de Juiz de Fora, principalmente para a expressiva quantidade de pessoas que estão lutando para uma colocação no mercado trabalho. A não exigência da foto no currículo, com certeza, vai eliminar o constrangimento de várias pessoas, que, muitas vezes, de extrema competência, possam ser pré-julgadas pela sua aparência, porte físico, raça, ou cor, avalia.
       Oliveira Tresse ainda ressalta que essa exigência, considerada simples, para muitas pessoas, pode onerar e dificultar a distribuição de currículos pelos que se encontram afastados do mercado de trabalho por muito tempo, e podem estar numa situação financeira difícil.