Publicada em: 24/01/2005 - 524 visualizações

Presidente da Câmara explica contratação de assessor

Presidente da Câmara explica contratação de assessor (24/01/2005 00:00:00)
 

Presidente da Câmara explica contratação de assessor

       O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Vicentão (PTB) e o vice, Francisco Canalli (PRP) disseram aos juizforanos, em entrevista à Rádio Panorama FM, que a contratação de mais um assessor de gabinete já estava previsto no orçamento da Casa para 2005 e não altera os gastos do Legislativo.
       
       Ainda afirmaram que o novo servidor é necessário para dar suporte técnico ao mandato, elaborando indicações, requerimentos e projetos de lei, além agilizar o atendimento ao público, diante do grande número de pessoas que procura hoje os gabinetes. Ouça a entrevista na íntegra.
       


Câmara promulga emenda ao Orçamento de 2005

       A Câmara promulgou a emenda aditiva que assegura o repasse financeiro, em duodécimo mensal, dos recursos correspondentes às dotações orçamentárias do Poder Legislativo para 2005.

       O repasse atenderá ao disposto no inciso XVI, do artigo 86, da Lei Orgânica Municipal, artigo 168 da Constituição Federal, bem como a Emenda Constitucional de número 25, de 14 de fevereiro de 2000.

        Os vereadores decidiram manter a emenda entendendo que garante a autonomia do Legislativo. Eles afirmam trata-se de um direito constitucional.

       


Vereadores apóiam ampliação da Rede Municipal de Saúde

       O Presidente da Câmara Municipal, vereador Vicentão, elogiou a iniciativa do Prefeito Alberto Bejani em entregar hoje (24/01) à tarde aos juizforanos o novo hospital de Pronto Socorro Mozart Geraldo Teixeira. Vicentão lembrou que acompanhou Bejani durante toda a campanha eleitoral e, em todas as reuniões, o então candidato à Prefeitura, falava de seu projeto em melhorar o atendimento à saúde, principalmente aos mais necessitados, aqueles que dependem do SUS.

       Numa cerimônia que contou, ainda com a presença dos vereadores Francisco Canalli, 1º Vice-presidente; José Soter Figueirôa, 1º Secretário; Eduardo Freitas; José Emanuel; Paulo Rogério dos Santos; Pastor Carlos e Dr. Waldir, Vicentão ressaltou o empenho da Câmara nas questões que dizem respeito à melhoria da qualidade de vida da população. Assegurou que o Poder Legislativo, embora esteja ciente de sua independência, estará junto com o Executivo sempre que as iniciativas significarem justiça social, desenvolvimento econômico e, principalmente, mais saúde, educação e empregos.

       Vicentão fez um retrospecto da situação do atendimento à saúde pública em Juiz de Fora dizendo que, muitas vezes, teve que contratar advogados que impetrassem mandados de segurança para garantir a internação de pacientes que corriam risco de morte. Lamentou as condições em que os pacientes e médicos eram submetidos no antigo pronto socorro onde, segundo ele, o tratamento chegava a ser desumano, pois muitos doentes eram obrigados a esperar por internação nos corredores do PSM. Agora, diz Vicentão, com a inauguração do novo hospital, “serão atendidas de fato as pessoas que precisam, as classes mais humildes. Nós trabalhamos muito para isso, acreditamos na proposta do Prefeito Alberto Bejani e hoje, menos de um mês depois da posse, vemos esse sonho se concretizar.”

       O primeiro Vice-presidente, vereador Francisco Canalli, também fez questão de ressaltar a iniciativa. Segundo ele, as condições oferecidas pelo antigo Pronto Socorro eram muito precárias, não havia infra-estrutura. Canalli considera que o novo PSM Mozart Geraldo Teixeira como uma revolução em termos de saúde pública, que vai atender, com dignidade, a quem não pode pagar .

       Para o primeiro Secretário da Mesa Diretora, José Sóter Figueirôa, a saúde pública no Brasil, e não somente em Juiz de Fora, passa por um momento de estrangulamento, de muitas dificuldades. Diante disso, Figueirôa ressalta que toda iniciativa do sentido de se melhorar esse panorama é bem visto e se reflete numa melhoria da qualidade no atendimento à saúde pública.

       A expectativa de melhoria é comungada também pelo vereador José Emanuel, que classificou o novo hospital como uma grande abertura para o sistema público de saúde em Juiz de Fora. Ele acredita que não só os pacientes, mas os próprios médicos terão um espaço melhor para trabalhar. Por outro lado, o representante do PMN acredita que o antigo PSM possa também ser usado pela municipalidade para ampliar o atendimento à saúde.

       Já o vereador e médico Eduardo Freitas, PDT, ressaltou que a inauguração do HPS Mozart Geraldo Teixeira é um empreendimento na saúde que visa minimizar o grave problema da assistência terciária, principalmente no que diz respeito à urgência e emergência. Ressaltou que a administração municipal está de parabéns e que a iniciativa merece o apoio de toda comunidade.

       Paulo Rogério dos Santos, líder do PMDB , concorda que o novo pronto socorro resolva, em parte, a porta de urgência e emergência na cidade, principalmente no que diz respeito aos casos de trauma. Além disso, vai amenizar a demanda em outros casos. Entretanto, fez questão de ressaltar que o hospital não vai conseguir resolver todos os problemas de saúde da cidade, uma vez que a questão é mais ampla e foge, até mesmo, às fronteiras municipais.

       Para o Pastor Carlos, PL, o empreendimento da nova administração mostra que o executivo caminha ao encontro dos anseios da municipalidade. Ele ressalta que havia uma carência nesse setor, que começa a ser amenizada com o novo HPS. Reconhece que o novo local vai permitir um atendimento mais humano e de melhor qualidade para a população carente. Entretanto, Pastor Carlos espera que outros hospitais possam ser construídos na cidade para que o problema da saúde possa ser resolvido mais amplamente.

       Dr. Waldir, vereador pelo PP, classificou a obra como “ importantíssima”. Ele ressaltou que a iniciativa teve sua colaboração quando, durante a campanha eleitoral, conversou diversas vezes com o Prefeito Alberto Bejani sobre a possibilidade de juntar num só lugar o Pronto Socorro e o Hospital Municipal. Ele acredita que, a partir de agora, Juiz de Fora, que já conhecida nacionalmente pela qualidade no atendimento através de hospitais particulares, vai alcançar a excelência, também, em termos de rede pública. Dr. Waldir ressaltou que os próximos passos é garantir um atendimento pediátrico com UTIs neo-natal e, quem sabe, a própria construção de um prédio para o hospital municipal.

       

Arquivo de notícias >>>

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade