Publicada em: 23/08/2006 - 111 visualizações

Vereadora defende campanha contra uso de álcool por crianças

Vereadora defende campanha contra uso de álcool por crianças (23/08/2006 00:00:00)

Vereadora defende campanha contra uso de álcool por crianças

“O alcoolismo na infância e na adolescência é um problema sério que precisa ser combatido”. A declaração é da segunda vice-presidente da Câmara, vereadora Rose França (PTB), que dá a sua contribuição através de projeto de lei, em tramitação nas comissões técnicas. Rose França alerta para a necessidade de uma campanha educativa contra o consumo de bebidas em casa. A prática já é proibida para menores em bares, restaurantes e outros locais.
        O projeto atribui ao Executivo a responsabilidade pelo desenvolvimento da campanha idealizada pela vereadora. Para isso, o prefeito poderá fazer parcerias com a iniciativa privada e usar espaço nas contas de água, carnês do IPTU e outros impressos da Prefeitura.
        Apesar da influência de amigos e colegas de escola, Rose França alerta para a importância do ambiente familiar no processo. Segundo ela, pesquisas demonstram que o uso abusivo de álcool por parentes é capaz de despertar o interesse da criança. “Trabalho realizado na região sul do país demonstrou que 58,5% das crianças que ingeriam regularmente álcool no ambiente familiar, tinham 100% dos pais e 75% das mães com hábito de beber diariamente”, disse.
        O alcoolismo precoce compromete todo o organismo da criança. Há danos para o aparelho gastrintestinal, cardiocirculatório e ao sistema nervoso, esclarece Rose França, que cita gastrite, úlcera, cirrose, pressão alta e epilepsia como algumas das doenças que podem surgir.