Publicada em: 03/02/2005 - 499 visualizações

Projeto quer alunos carentes em cursos superiores

Projeto quer alunos carentes em cursos superiores (03/02/2005 00:00:00)

Projeto quer alunos carentes em cursos superiores

“Democratizar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior é o caminho para promovermos a cidadania, estendendo o direito a uma educação de qualidade a todos os segmentos da sociedade”. Essa é a justificativa da vereadora Rose França (PL), autora do projeto de lei que cria o “Programa Juiz de Fora para Todos” – PROJUF – destinado à concessão de bolsa de estudos integral para cursos de graduação, em instituições de ensino superior.

A Gerência de Educação Básica ficará responsável pela gestão do programa, que beneficiará estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino. Para ingressar no curso, o aluno passará por um processo seletivo que inclui a sua classificação no exame seletivo da universidade ou faculdade, estando colocado até o 5º lugar.

“Apoio de todos os setores da sociedade. Esse é o meu apelo, para que esses alunos possam ter uma oportunidade de mudar de vida. É preciso que os poderes constituídos entendam esse assunto como uma forma de inclusão social, promovendo a capacitação de jovens capazes de exercer a sua cidadania“, disse a vereadora.

A mensalidade do beneficiado será repassada à instituição particular de ensino superior através da Prefeitura, que será responsável pela fiscalização e aplicação de multas, caso as universidades ou faculdades descumpram o previsto na matéria. Só poderão participar do programa instituições que tiverem avaliação positiva de desempenho do sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES – e reconhecidas pelo MEC. “É um projeto pioneiro e ousado, que visa a melhoria da qualidade de vida de uma parcela da população que não têm oportunidades no mercado de trabalho”, concluiu.

Vereador se sensibiliza com família ameaçada de perder moradia

O vereador Isauro Calais (PDT) sensibilizou-se com a situação da família do pedreiro Sebastião Pereira Pontes, que pode perder sua casa, ameaçada de demolição pela Justiça. Calais, que também é defensor público do Estado, assumirá a causa, tomando as providências necessárias, na tentativa de reverter a situação. Hoje (03/02), o vereador fez uma visita na tentativa de tranqüilizar a família.

O pedreiro mora na casa com sua esposa, Mercês Luci Ribeiro Pontes, e três filhos, sendo um deles bebê e outro portador de deficiência auditiva e de fala.

Sebastião afirma ter recebido o imóvel da Prefeitura, na Rua Fernando Marcato, 14, Santa Rita, na primeira administração do prefeito Alberto Bejani. A família, que até então morava nas margens do Rio Paraibuna, altura do Bairro Jóquei Clube, foi atingida pela enchente de 1987.

Sebastião diz ter documento de posse do imóvel, mas o Grupo Social Santa Maria, segundo ele, alega ser proprietária, conseguindo resultado favorável em primeira e segunda instâncias da Justiça.

Isauro Calais, que atua em conjunto com o advogado Marcos Poggianella, teve acesso ao processo, adiantando ser cabível uma ação rescisória. Um resultado positivo diante dessa medida anulará o efeito das decisões judiciais anteriores.

Ao mesmo tempo, Isauro Calais desenvolverá ações políticas através de contatos com a Prefeitura e com o arcebispo, Dom Eurico dos Santos Veloso.