Publicada em: 21/07/2006 - 98 visualizações

Juiz de Fora pode ganhar Banco de Voluntários

Juiz de Fora pode ganhar Banco de Voluntários (21/07/2006 00:00:00)

Juiz de Fora pode ganhar Banco de Voluntários

Já está pronto para entrar em votação o projeto de lei do vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB), que institui em Juiz de Fora o Banco de Voluntários. Trata-se de um dispositivo onde serão cadastrados voluntários por área de atuação e período de disponibilidade com a finalidade de suprir demandas do Poder Público, entidades civis organizadas e outras instituições do gênero, que também serão cadastradas no banco de dados favorecendo o cruzamento de informações.
       Para que o projeto seja colocado em prática a Prefeitura fica autorizada a disponibilizar espaço próprio na sua página de Internet para o registro e arquivo de informações de ambas as partes. O Executivo também poderá fornecer listas de voluntários compatíveis mediante requisição das entidades interessadas.
       Os crescentes trabalhos das organizações voluntariadas no país são amplamente veiculados na mídia, ao tempo que a sociedade brasileira é, atualmente, das mais abertas, diversificadas, participantes e solidárias do mundo. Contudo, não há nenhum elo simples, direto e eficaz que ligue a necessidade de pessoal das entidades à vontade dos cidadãos de contribuir, impedindo a possibilidade real de contribuição a tais atividades sociais. Ou seja, os cidadãos que desejam dispor seus serviços ao trabalho voluntário não têm conhecimento acerca do procedimento a ser tomado para tanto. Defende Figueirôa.
       O vereador considera o projeto de suma importância para a cidade, desde que seja constantemente divulgada. Assim sendo, há que se garantir meio simples, rápido e eficaz de cadastro dos voluntários para seu imediato aproveitamento pelas entidades civis voluntariadas, corroborando para o investimento nas áreas sociais, as quais encontram-se extremamente precárias em nosso país. Afirma.