Publicada em: 20/09/2006 - 94 visualizações

Transferência do campo do Lacet é discutida em audiência pública

Transferência do campo do Lacet é discutida em audiência pública (20/09/2006 00:00:00)

Transferência do campo do Lacet é discutida em audiência pública

A transferência do campo de futebol que se encontra na Curva do Lacet (Praça José Gattás Bara) para as proximidades do Estádio Municipal Jornalista Mário Helênio foi tratada durante audiência pública realizada hoje (20/09) a pedido dos moradores da região. A comunidade e os vereadores foram tranqüilizados no momento em que o subsecretário de Esporte e Lazer, Ricardo Wagner, assegurou que o campo só será desativado quando o novo já estiver em funcionamento.

A proposta, apresentada na Mensagem do Executivo 3555, de 2006, prevê a construção de instalações necessárias no novo local, incluindo amplo estacionamento. Além do estádio, na região será erguido o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos.

O vereador Flávio Cheker (PT) ressaltou a importância de a comunidade participar do processo de discussão e alertou que a nova área pertence ao Parque da Lajinha, tombado pelo município, o que criaria uma pendência legal. Diante disso, Eduardo Novy (PTB) levantou a possibilidade de negociação para uso de uma parte da área doada ao Sesiminas ou mesmo da UFJF. Ricardo Wagner, entretanto, disse, ao final da audiência pública, que essa informação não procede.

O líder do prefeito, Paulo Rogério (PMDB), tem conhecimento de que a comunidade não é contrária à proposta da Prefeitura, mas deseja também a reativação do antigo campo social, no Mundo Novo. Bruno Siqueira (PMDB) chegou a questionar a possibilidade de a comunidade contar com os dois campos, ou seja, de também ser reativado o campo social.

Mesmo com a transferência, a Curva do Lacet continuará com sua destinação esportiva e de lazer comunitário preservada. No local, surgirá uma praça urbanizada, arborizada, com quadra poliesportiva, área para eventos públicos, prática de atividades física e de lazer infantil e uma academia a céu aberto. Em frente, será montada uma unidade do Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura alega que a região passa por ampla transformação urbanística, que exige nova concepção de uso em busca de harmonização paisagística e viabilização do sistema viário. Além do campus universitário, há um hospital em implantação, outro sendo ampliado e um shopping a ser construído.

A audiência pública abriu espaço também para que o vereador José Emanuel (PMN) reivindicasse melhorias para o campo do Grotão, no Vitorino Braga, esclarecendo que o acesso de entrada ao local está intransitável.