Publicada em: 20/07/2006 - 115 visualizações

Município pode adotar software livre em todas as suas repartições

Município pode adotar software livre em todas as suas repartições (20/07/2006 00:00:00)

Município pode adotar software livre em todas as suas repartições

A utilização de software livre evita o pagamento de licenças, reduzindo em milhares de reais o custo de implantação de soluções em informática. Com esta frase o vereador Dr. Waldir (PTB) abre a justificativa de seu projeto de lei determinando a adoção dos programas em todos os órgãos, secretarias, empresas, departamentos e entidades públicas Municipais. Se a lei for aprovada, todas licitações para compra de equipamentos de informática, realizadas por esses órgãos, devem ter como base o uso do software livre.
        De acordo com o vereador, no Rio Grande do Sul, por exemplo, os custos de informatização de 3,1mil escolas públicas caíram de R$ 87, para R$ 47 milhões. Uma economia de R$ 40 milhões, que pode ser aplicada em saúde, educação, segurança e transportes públicos, gerando benefícios para toda a coletividade, defende.
        O software livre corresponde a um tipo de programa que tem o código-fonte aberto. Com isso, cada usuário pode modificar a lista de comandos conforme suas necessidades, atualizando gratuitamente o sistema. Um exemplo é o sistema operacional Linux, centenas de programadores no planeta trabalham para que possam usar um programa cada vez melhor e disponibilizando-os na Internet. Ao contrário, o sistema Windows, hoje largamente utilizado, exige pagamento de licença, não dá acesso ao código-fonte e pertence a uma única empresa, explica Dr. Waldir.
        O vereador ainda acrescenta: A adoção do software livre em nossa rede de ensino, já permitiria a compra de mais equipamentos por um menor custo, democratizando o acesso aos equipamentos e permitindo a inclusão digital de nossos alunos da rede pública. Além de estimulá-los a desenvolver novos comandos, aperfeiçoando o programa.
        O projeto está em tramitação nas comissões técnicas da Câmara.