Publicada em: 19/09/2006 - 68 visualizações

Vereadores discutem desenvolvimento do esporte em Juiz de Fora

Vereadores discutem desenvolvimento do esporte em Juiz de Fora (19/09/2006 00:00:00)

Vereadores discutem desenvolvimento do esporte em Juiz de Fora

A formação de uma comissão especial para estudar propostas para o desenvolvimento do esporte em Juiz de Fora, após as eleições de 1º de outubro, foi uma das deliberações retiradas da audiência pública realizada hoje, 19/09, para discutir o tema. A iniciativa foi do vereador Isauro Calais (PMN) que defendeu a necessidade dos clubes trabalharem com a inclusão social nas comunidades carentes, promovendo o esporte como forma de retirar os jovens da marginalidade e até promover atletas da cidade que se destacam em nível nacional.
       Nós, políticos, não podemos virar as costas para a situação de Juiz de Fora. A valorização dos clubes para o preparo de equipes, possibilitando a participação deles em campeonatos de todas as práticas, modalidades e categorias esportivas que interessarem à instituição, afirma Isauro. As palavras do vereador foram endossadas pelo presidente do Sindicato dos Clubes de Juiz de Fora - Sindclube -, Basílio Tavares, que ratificou a importância do repasse de verbas para incrementar o funcionamento dos clubes. A proposta de criação da comissão é muito importante, porque o clube, muito mais que esportes, engloba o convívio social.
       Eduardo Freitas (PDT) parabenizou Isauro Calais pela convocação da audiência pública esclarecendo que qualquer projeto nesse sentido, como prevê repasse de verbas, cairia em vício de iniciativa, porque a Câmara não pode legislar sobre a economia do município. Assim, podemos sensibilizar o prefeito para a causa, pedindo que ele nos envie mensagem nesse sentido, afirmou.
       O líder do PTB na Câmara, vereador Eduardo Novy, enfatizou a importância do incentivo ao esporte, principalmente na zona rural, que ele considera abandonada sob este aspecto. Vamos dar sustentação a qualquer projeto político nesse sentido, e lembramos que crianças na faixa etária entre 7 e 17 anos seriam as mais favorecidas.
       Antônio Jorge (PSDB) lembrou da lei nº 10133, de 11/01/2002, de sua autoria, criando o Programa Municipal Mário Helênio do Incentivo ao Esporte e instituindo o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte. A lei já existe e foi aprovada há quatro anos, mas falta regulamentação de mecanismos para a recepção e repasse de recursos à projetos que precisam ser apresentados e julgados de acordo com normas também a serem definidas pela Prefeitura.
       José Sóter de Figueirôa (PMDB) considera o tema de suma importância para a cidade. Juiz de Fora não dispõe de política pública para desenvolvimento do esporte e lazer, quando muito temos um calendário de eventos, mas isso não supre nossas maiores necessidades, reclamou. Flávio Cheker (PT) também lembrou a importância estratégica do esporte até como forma de resolver conflitos sociais. É o esporte que integra as diferentes classes e camadas sociais, disse.
       O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Rogério dos Santos (PMDB), informou que a Prefeitura já está construindo o Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, o que ele considera um grande passo para melhorar o esporte na cidade. Temos clubes com isenção de IPTU, que deveriam dar contrapartida abrindo suas portas para atender comunidades carentes e não o fazem, sugiro uma maior fiscalização nessa área. Vamos encaminhar propostas ao governo estadual e federal para obter mais verbas e desenvolver projetos na área. É preciso incentivar os vários setores do esporte, tanto amador como profissional na cidade.