Publicada em: 19/07/2006 - 118 visualizações

Vereador quer semana de prevenção a Diabetes

Vereador quer semana de prevenção a Diabetes (19/07/2006 00:00:00)

Vereador quer semana de prevenção a Diabetes

“Atualmente, existem várias doenças que, se detectadas com antecedência, evitariam, com certeza, até óbitos”. A defesa é do vereador Pastor Carlos (PTB), que apresentou projeto de lei instituindo, no calendário oficial do Município, a Semana de prevenção da Diabetes na população infantil. A idéia é que seja na segunda semana do mês de setembro.

De acordo com a matéria, os alunos da Rede Pública de Ensino farão exames de sangue. Caso sejam detectados indícios da doença, a criança será encaminhada à unidade de saúde mais próxima da instituição escolar e os pais ou responsáveis receberão orientação médica específica. Os estudantes receberão tratamento específico em caráter permanente.

Como a doença requer cuidados especiais, os alunos diabéticos farão seus exames através do SUS, dando-se preferência à realização dos testes na própria escola, por meio de unidades móveis de atendimento que disponham deste serviço de saúde.

“A Diabetes, doença que se detectada através de um simples exame, pode mudar totalmente a qualidade de vida do ser humano se o mesmo for tratado com a prevenção. É comum meninos e meninas em idade escolar apresentarem essa enfermidade. O que eu estou propondo é uma forma de melhorar a qualidade de vida das crianças, uma vez que, a diabetes é uma doença silenciosa e vai tomando o organismo de forma cruel. O tratamento é simples, mas precisa de disciplina e orientação”, disse o pastor.

A Diabetes é dividida em tipo I e II. É uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). A doença é provocada pela deficiência de produção da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.