Publicada em: 19/07/2006 - 94 visualizações

Posto de Identificação da Câmara já emitiu mais de 5 mil Identidades

Posto de Identificação da Câmara já emitiu mais de 5 mil Identidades (19/07/2006 00:00:00)

Posto de Identificação da Câmara já emitiu mais de 5 mil Identidades

O posto de Identificação da Câmara já emitiu até hoje, 19/07, 5408 carteiras de Identidade e tem aprovação total de seus atendidos. As informações são do delegado responsável pelo setor, Denar Luiz Ribeiro Lima. O posto foi inaugurado em 24 de fevereiro, tem aprovação total da comunidade e deve receber verba extra do Orçamento do Executivo, para cumprir a meta de emissão de 18 mil Identidades no ano que vem. A proposta está incluída em emenda do Legislativo à Lei de Diretrizes Orçamentárias -LDO para 2007 e consta das metas prioritárias para o programa de incentivo e desenvolvimento de políticas de responsabilidade social visando a participação e integração do cidadão.
       O presidente do Legislativo, Vicente de Paula Oliveira (PTB), afirma que o investimento em cidadania e atendimento ao público já se transformaram em diferencial na Câmara de Juiz de Fora. A aprovação do Posto pela comunidade é mais uma demonstração da seriedade com que estamos tratando o assunto.
       O delegado reafirmou a importância da descentralização do serviço. Nós conseguimos tirar uma grande demanda do PSIU e entregar o documento às pessoas logo no dia seguinte. O benefício também se estende a mais de 30 cidades da região que não possuem o serviço, como Bicas, Goianá, Maripá, Mar de Espanha e tantas outras.
       Um dos benefícios oferecidos à população é a prestação do serviço em domicílio às pessoas impossibilitadas de locomoção. Os interessados devem ligar diretamente para o Posto, através do telefone 32-3215-2262 e explicar as suas necessidades. Uma assistente social faz a avaliação e, se necessário, o interessado é atendido, de acordo com a disponibilidade dos funcionários.
       A unidade funciona no saguão da Câmara, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, numa sala especialmente preparada para o serviço. Os funcionários foram treinados em Belo Horizonte para a função. Todo o serviço é informatizado, a começar pelo sinalizador de senhas.
       Os interessados devem apresentar certidão original de nascimento ou casamento em bom estado de conservação, comprovante de residência (conta de água, luz, telefone), duas fotos 3x4, além de comprovante de recolhimento da taxa de R$ 8,26, através do DAE (Documento de Arrecadação Estadual).
       O local foi especialmente preparado para a atividade, no saguão do Legislativo. Fica ao lado do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), responsável pelos trabalhos. O coordenador Plínio Mansur lembra que o indivíduo sem documento não tem a sua identidade reconhecida e, assim, não pode exercer a cidadania, valorizando a iniciativa.