Publicada em: 18/03/2005 - 459 visualizações

Moradores do Milho Branco pedem ajuda a vereador

Moradores do Milho Branco pedem ajuda a vereador (18/03/2005 00:00:00)

Moradores do Milho Branco pedem ajuda a vereador

“Famílias inteiras estão sendo marginalizadas do processo democrático de distribuição de recursos. No Milho Branco vivem mais de cem famílias em estado de calamidade e, ainda, ameaçadas de despejo”. A informação é do vereador Francisco Canalli (PTB) que visitou o local e constatou sérios problemas de infra-estrutura no bairro. Os moradores pediram a interferência do legislador junto ao proprietário para que ele retire o processo de reiteração de posse.

De acordo com a moradora Sandra Maria de Jesus, o dono do loteamento, João Carlos Fontes, havia cedido uma área para ocupação pela comunidade. Na época, o acordo era de que eles não ultrapassassem a cerca que faz divisa com sua fazenda. A promessa, entretanto, não foi cumprida e os fundos da propriedade acabaram invadidos por um morador.

São muitos os problemas do local. Falta água encanada. Os moradores precisam solicitar à Cesama o abastecimento das residências através de carros pipa.

O loteamento está sem energia elétrica. A comunidade reclama que não pode acondicionar alimentos de forma adequada. Nas ruas, postes estão com fiação, mas não funcionam. “Em contato com a companhia de energia, eles me informaram que irão resolver a situação”, disse Canalli.

Transporte. A falta de ônibus é um problema sério para os moradores, que precisam andar pelas ruas sem calçamento até o ponto mais próximo. As crianças não têm como ir às aulas na época de chuvas.

Saúde. De acordo com a população, o atendimento médico é feito pelos vizinhos, porque as ruas são intransitáveis, nem ambulância tem acesso.

Calçamento das ruas. Barro e buracos fazem parte do dia-a-dia da comunidade. Quando chove forte, a lama toma conta das residências. Muitos moradores não conseguem ir para o trabalho. Canalli fez contato com a DPU, que ficou de melhorar as condições a partir da próxima semana.

“Não podemos ignorar o problema. São mais de
       100 famílias vivendo em condições subumanas e em total abandono. E ainda, correm o risco de perderem suas casas”, afirmou o vereador. Canalli quer marcar uma reunião com o proprietário para tentar resolver o problema.