Publicada em: 17/08/2006 - 106 visualizações

População faz reivindicações na Câmara Itinerante

População faz reivindicações na Câmara Itinerante (17/08/2006 00:00:00)

População faz reivindicações na Câmara Itinerante

Melhorias para as áreas de saúde, educação, cultura, esporte, lazer, limpeza urbana, pavimentação, saneamento básico, segurança pública e transporte coletivo estavam na pauta de reivindicações da população que participou da 62ª edição da Câmara Itinerante, que aconteceu no Grama. O presidente da SPM do bairro, Joel Elídio de Faria, entregou um documento à Mesa Diretora do Legislativo com o diagnóstico dos problemas da região e falou em nome dos presidentes e representantes das associações de moradores das outras localidades: Filgueiras, Granjas Triunfo, Nova Suíça, Parque Independência, Recanto dos Lagos, Vila dos Sonhos e Vila Montanhesa.
       De acordo com o relatório de avaliação dos serviços públicos, preparado pelo Centro de Atenção ao Cidadão - CAC, a UBS do Filgueiras apresenta vários problemas. Os moradores afirmaram que a unidade precisa de reformas ampliação dos atendimentos. Já a UBS de Grama ainda não implementou o programa Saúde da Família. Os dois centros de saúde atendem cerca de 16 mil pessoas. A construção de um centro odontológico e uma policlínica na região também estão entre as reivindicações apresentadas.
       Já o serviço de educação na região recebeu avaliação positiva pelas lideranças entrevistadas para o relatório do CAC. A região tem uma escola estadual, quatro municipais e uma creche pública. Os moradores reclamam da falta de um centro cultural para a comunidade. Os moradores afirmam que as obras do centro tiveram início há cinco anos, mas ainda não foram concluídas.
       Em relação aos serviços de limpeza urbana, os moradores pedem melhorias nas capinas das ruas, principalmente nas periféricas. Eles também pedem a implantação da coleta seletiva no bairro Grama. A pavimentação urbana foi avaliada de forma regular pela comunidade. O bairro Granjas Triunfo não tem ruas asfaltadas. Os moradores reclamam do excesso de poeira que afeta a saúde nos períodos de seca. A gerente da UBS de Grama, Rosângela Maria Fregulhe Barros, pediu a urbanização das ruas da Vila São José. Ela explica que muitas pessoas idosas e acamadas moram no local e precisam de ruas que garantam a sua locomoção.
       As casas da Vila dos Sonhos, Granjas Triunfo e Nova Suíça não possuem ligação com a rede pública de captação de esgoto. O córrego que corta a região necessita de limpeza. A proliferação de doenças parasitárias e as inundações em época de chuvas são uma constante nos bairros. O serviço de segurança teve boa avaliação no questionário aplicado pelo CAC, mas os moradores afirmam que os professores da escola municipal Marília de Dirceu precisam de segurança particular, para irem da escola ao ponto de ônibus no período da noite.
       A comunidade ainda reivindica remanejamento nos horários de ônibus, com intervalos menores entre uma viagem e outra e a colocação de nomes nas ruas do bairro Granjas Triunfo. Como não são identificadas, não têm código de endereçamento postal - CEP, exclusivo, o que torna difícil o recebimento de correspondências.