Publicada em: 17/05/2006 - 184 visualizações

Câmara itinerante revela mobilização dos moradores da região de São Judas Tadeu

Câmara itinerante revela mobilização dos moradores da região de São Judas Tadeu (17/05/2006 00:00:00)

Câmara itinerante revela mobilização dos moradores da região de São Judas Tadeu

A grande mobilização dos moradores da região de São Judas Tadeu e a presença de secretários e subsecretários das diversas pastas da Prefeitura foram registradas durante a Câmara Itinerante de São Judas Tadeu e região. Temas como Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt) e saúde concentraram os debates.
        Quando o assunto foi terminal de passageiros, Bruno Siqueira (PMDB) fez críticas ao projeto, dizendo que as manifestou ainda durante a Administração anterior, mas teve a sua posição vencida. Como o funcionamento é um fato, Bruno espera que, “através de sua competência”, o gerente de Trânsito, Fernando Schmidt, encontre alternativas para os problemas. Francisco Canalli foi outro vereador a se solidarizar com os moradores.
        Rose França (PTB) foi mais radical ao tratar do assunto, defendendo outra destinação para o imóvel. Sobre o Hospital da Zona Norte, outra cobrança dos moradores, ela repetiu palavras do prefeito Alberto Bejani de que a obra sairá até o final de seu governo. Em contato com o diretor do Demlurb, Osman Magno, Rose respondeu a outro questionamento da comunidade, adiantando que a capina em Jardim dos Alfineiros já está programada.
        A construção do Hospital da Zona Norte continua sendo uma das prioridades da população. Diante da reivindicação, Pastor Carlos (PTB) observou que a obra depende também de recursos federais, que podem ser obtidos mediante a apresentação de emendas ao Orçamento da União por deputados.
        O interesse pela região foi enfatizado por Dr. Waldir (PTB) através da citação de obras realizadas além de projetos futuros. O vereador lembrou que a área da sede do 27º BPM foi doada pelo município, adiantou que será inaugurado um Centro de Especialização Odontológico em Nova Era e construídas novas unidades de saúde, uma delas em São Pedro. Além disso, falou sobre a possibilidade de uma universidade na Zona Norte. Na mesma linha, João do Joaninho (PTB) adiantou que o município doou um terreno para o estado construir uma escola de ensino médio na zona norte.
       A estratégia também foi usada pelo líder do governo, Paulo Rogério (PMDB), que complementou a lista de melhorias para a área. O peemedebista lembrou da inauguração da fábrica de telhas Onduline, disse que a UBS de Santa Cruz está sendo reformada e a regional norte será reestruturada. Paulo ainda revelou que, em contato com o presidente Lula, o prefeito solicitou uma estação de distribuição de derivados de petróleo nas proximidades de Chapéu D`Uvas.
        O reconhecimento ao trabalho da Secretaria de Política Urbana veio através de Eduardo Novy (PTB), que parabenizou a recuperação de estradas vicinais. Ele ainda reconheceu dificuldades para a capina de toda a cidade, adiantando que Osman Magno já solicitou a contratação de mais 20 funcionários.
        Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTB) sentiu que os representantes do Executivo estavam atentos às reivindicações apresentadas pelos moradores e dispostos a apresentar soluções.
       Enquanto isso, José Sóter de Figueirôa reafirmou a Câmara como espaço de intermediação da comunidade, reconhecendo o alto grau de mobilização na área. Ele ainda parabenizou o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara pela Escola de Cidadania. Através de projeto, lideranças tiveram noções de políticas públicas e instrumentos de participação popular.