Publicada em: 17/03/2005 - 461 visualizações

Participação popular reafirma democracia

Participação popular reafirma democracia (17/03/2005 00:00:00)

Participação popular reafirma democracia

Dando exemplo de cidadania e democracia participativa a população aproveitou ativamente a Câmara Itinerante da região. Com o auditório do SEST/ SENAT lotado, o povo ficou até o final da reunião que durou mais de três horas. O representante do Vale dos Bandeirantes, Jairo Lúcio Lauro, afirmou que acompanha o orçamento participativo e pediu que o Legislativo apresente projeto de lei obrigando o Executivo a informar à comunidade o porquê do não cumprimento de obras previstas no orçamento participativo.
       O conselheiro de saúde do Vale dos Bandeirantes, Francisco Cazzoni, elogiou a atuação da Escola de Cidadania e afirmou que a experiência deveria ser estendida por todas as escolas da rede municipal. É preciso criar a cultura de que a nossa rua, o bairro, a cidade e o país são extensão de nossas casas, afirmou.
       Vários moradores subiram à tribuna para pedir reformas na Escola Municipal Fernão Dias Paes e ampliação nas dependências da creche Semente do Amanhã. Willian Cirini, conselheiro municipal de saúde solicitou mais interlocução com o governo e fez coro com moradores da região que solicitaram a construção da UBS do Granjas Bethânia na parte de cima do bairro, e não na avenida Juiz de Fora, onde o trânsito é intenso e há grande numero de acidentes graves, inclusive com mortos. A Unidade de Saúde mais próxima do bairro é no Parque Guarani, a uma distância de quase cinco quilômetros e sem meios de transporte.
       A comunidade do granjas Bethânia afirmou que 90% do bairro, com cerca de 4 mil moradores, não tem a infra-estrutura necessária para receber moradias, faltando rede de captação de águas pluviais, esgoto, asfaltamento, meio fio e escora em diversas ruas dificultando a passagem do caminhão de coleta de lixo. Também foi solicitada a abertura de uma rua de ligação entre os bairros Granjas Bethânia e Parque Guarani e a criação de uma regional Nordeste para dar maior apoio às reivindicações da comunidade.
       O presidente da SPM do bairro Grama, Édson Ribeiro, solicitou diversas melhorias para o bairro, inclusive o asfaltamento da rua Minas Gerais. A integração e participação unida das SPMs e conselhos de saúde de todos os bairros da região também foi uma das principais idéias apresentadas.
       Comparecem à audiência pública, além das autoridades municipais, os líderes comunitários do bairro Bandeirantes: Jairo Lúcio Lauro, Coordenador do Conselho Administrativo Paroquial; Luiz Francisco Lanzone, representante da Pastoral da Igreja; Neuza Duarte Garcia e Willian Menezes Cirilo, do Conselho Local de Saúde. Os moradores do Granjas Bethânia foram representados pelo presidente do Conselho Local de Saúde, Nelson Rodrigues da Rocha; e por Genivaldo Lamas. O bairro Industrial foi representando pela presidenta de sua SPM, Maria Madalena Calheiro. Também estiveram presentes o presidente da SPM do Parque Guarani, Nelande César Ribeiro e a Presidenta da Associação dos Moradores do Bom Clima, Sônia Maria Machado.