Publicada em: 17/03/2005 - 493 visualizações

Câmara Itinerante na Região Nordeste

Câmara Itinerante na Região Nordeste (17/03/2005 00:00:00)

Câmara Itinerante na Região Nordeste

A primeira Câmara Itinerante da atual legislatura, realizada em Granjas Bethânia e região, foi reconhecida como uma grande oportunidade de contato dos vereadores com a população. A audiência pública foi marcada por pronunciamentos dos legisladores reafirmando compromisso com a comunidade e pela presença de representantes do Executivo. Além do vice-prefeito, José Eduardo Araújo, vários integrantes do primeiro escalão participaram. Todas as reivindicações foram registradas para encaminhamento à Prefeitura, anunciado pelo presidente do Legislativo, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), que ainda assegurou o empenho dos 19 vereadores pela sua viabilização.
        O primeiro vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PTB), considerou importante a participação do Executivo e comprometimento com as reivindicações dos moradores. Ele esteve com o prefeito que teria assumido compromisso de construir, em breve, uma nova UBS na região e solucionar o problema de infra-estrutura da Rua Minas Gerais, em Grama.
        A segunda vice-presidente da Câmara, Rose França, informou manter um gabinete itinerante que já passou por alguns bairros da região. A construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi considerada, pela vereadora, uma reivindicação justa.
        O segundo secretário da Câmara, Dr. Waldir (PP), reconheceu a necessidade da criação de uma regional de urgência e emergência, além de melhorias em outros setores, como a educação e saneamento básico.
        Paulo Rogério (PMDB) aplaudiu a presença de representantes da Prefeitura, destacando a importância de sempre comparecerem às Câmaras Itinerantes, “já que a realização de obras é de responsabilidade do Executivo”.
        Ele argumentou a necessidade de discussão, com a comunidade, sobre o local a ser instalada a UBS nas Granjas Bethânia, defendeu a apreciação do projeto que disciplina a instalação de antenas de celular, problema enfrentado no momento pelo Bairro Bom Clima, e a organização popular como forma de viabilizar obras previstas no orçamento participativo.
        Romilton Faria assumiu o compromisso de apoiar todas as reivindicações feitas pela comunidade. O vereador, que visita as Granjas Bethânia semanalmente, se posicionou a favor da construção da UBS na parte alta do bairro, além da abertura do acesso entre o alto do Parque Guarani e o bairro.
        “Podem contar comigo na busca de soluções”, deixou claro Eduardo Novy (PRP), mostrando-se preocupado principalmente com a ociosidade dos jovens. Ele informou estar desenvolvendo um projeto de inclusão social, tendo formado mais de 1,6 mil pessoas. A proposta de criação de uma escola profissionalizante, feita pelos moradores, teve o seu apoio.
        Esse idéia tem o respaldo também do Pastor Carlos que sonha com oficina-escola para jovens carentes, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.
        Em busca de resultados concretos, Oliveira Tresse (PMN) valorizou a palavra da comunidade. João do Joaninho (PRP) aplaudiu a idéia, de um das lideranças, de se formar uma comissão para obter resultados positivos com mais rapidez. José Emanuel (PMN) defendeu a convocação de órgãos, como a Cemig e a Cesama, para também participarem das Câmara Itinerantes no mesmo sentido. Eduardo Freitas (PDT) foi mais um dos vereadores a valorizar a participação de representantes do Executivo, considerando-a um ganho.