Publicada em: 17/01/2005 - 532 visualizações

Dr. Waldir visita escola depredada em Benfica

Dr. Waldir visita escola depredada em Benfica  (17/01/2005 00:00:00)

Dr. Waldir visita escola depredada em Benfica

O vereador Waldir Sousa Silva, Dr. Waldir (PP), esteve hoje (17/01), na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Polivalente de Benfica, para ver, de perto, os estragos feitos pelos constantes atos de vandalismo, como invasão do prédio e depredação das instalações físicas. O vereador, Dr. Waldir, solicitou uma Audiência Pública para a próxima quarta-feira (19/01), no plenário da Câmara Municipal, através do presidente do Legislativo, Vicentão (PTB), na tentativa de encontrar uma solução, já que os problemas constantes estão acabando com a escola e amedrontando professores e alunos.

A Audiência Pública vai contar com a presença da diretora Lucimar Rodrigues Santiago, da representante da Secretaria de Estado da Educação na região de Juiz de Fora, Marly Terezinha Campos Vieira, da gerente de Educação Básica, Regina Célia Mancini e da supervisora da escola, Marília Rodrigues.

A diretora Lucimar Rodrigues Santiago, diz que nas condições em que a escola se encontra será difícil iniciar o ano letivo no dia primeiro de fevereiro como era previsto. “No período de 27/12/2004 à 11/01/2005 a escola foi invadida sete vezes. Foram roubados, na sala da diretoria, um aparelho de telefone sem-fio, R$ 400,00 em dinheiro, e uma luminária de emergência. Na cozinha, eletrodomésticos como batedeira industrial, liqüidificador e ferro elétrico. Além de portas e vidros quebrados e grades arrombadas, foram furtados toda a fiação da rede elétrica”, afirma a diretora. “Para o início do período letivo, será necessário contar com uma verba de aproximadamente R$ 38 mil”, conta.

O vereador Dr. Waldir afirma que os cerca de 1.400 alunos esperam a normalização da instituição para o retorno das aulas, já que as escolas da região, Escola Estadual Professor Lopes e Escola Municipal Professora Áurea Nardelli, não têm vagas para todos. Para o vereador, a escola deveria ser completamente cercada por muros, ter grades em todas as janelas e implantar sistema de vigilância noturna para evitar novos arrombamentos.

Dr. Waldir alerta que o estabelecimento de ensino está sem condições de funcionamento devido aos atos de vandalismo, já que sem a fiação elétrica não há iluminação nas salas de aula.

Câmara garante prioridade a idosos

A Câmara derrubou o veto e promulgou projeto de lei do vereador Flávio Cheker (PT) instituindo prioridades para os idosos na aquisição de moradia própria nos programas habitacionais do município.

O estatuto do idoso prevê reserva de 3% das unidades para a terceira idade. A lei de Cheker amplia esse percentual para 10% das moradias, sejam casas, apartamentos ou lotes.

Terão direito ao benefício pessoas com mais de 60 anos de idade, cadastradas há mais de seis meses na Emcasa e cujos membros da mesma unidade familiar tenham renda per capita de até dois salários mínimos.

O idoso e seu cônjuge não podem possuir imóvel e nem terem sido beneficiados anteriormente em programas habitacionais do município. A escritura só será outorgada após oito anos de uso pessoal e ininterrupto do imóvel.

“Com a iniciativa, nossa cidade passa para a vanguarda na garantia dos direitos sociais. A moradia está entre as garantias fundamentais da dignidade humana”, afirma o vereador.

Vereador defende criação de escola em Torreões

A construção da Escola Municipal Dom Justino, em Torreões, será tema de Audiência Pública, a ser convocada a pedido do vereador João do Joaninho (PRP).

O estabelecimento de ensino, em funcionamento no distrito, existe há décadas, não atendendo mais às necessidades da comunidade.

João do Joaninho vai convidar professores, funcionários, pais e alunos, Sindicato dos Professores de Juiz de Fora, Diretorias de Política Social e Política Urbana, SPM de Torreões, entre outros.

Indicações e Requerimentos

O vereador Romilton Faria (PFL) solicitou, através de requerimento, a construção de rede de captação de águas pluviais, bocas-de-lobo e limpeza das ruas dos bairros Santa Helena, Paineiras, Santa Catarina e Largo do Riachuelo, asfaltamento da rua “2”, no bairro Nova Era e rua Eduardo Sather, bairro Residencial Pinheiros.

Francisco Canalli (PRP) pede o recapeamento asfáltico da rua Luiz Baltazar Eberle, no bairro Monte Castelo, da rua Luiz Zúdio, no bairro Serro Azul, da rua “A” e da rua Mário Rezende do Vale, no bairro Retiro.

A vereadora Rose França (PL) solicita o asfaltamento da parte alta da rua Itatiaia, no bairro Monte Castelo, reformas na Escola Estadual Presidente Costa e Silva e a construção de um muro separando a Escola Olinda Magalhães de um terreno baldio, no bairro Jardim Esperança.

O peemedebista Bruno Siqueira quer a construção de uma cobertura no ponto de ônibus, localizado na rua Gilmar Coelho Pinto, no bairro Nova Era I.

O vereador José Emanuel (PMN) solicita reforma urgente do Posto Policial da comunidade do bairro Linhares, localizado na rua Diva Garcia e a instalação de um telefone público na rua Augusto Alves, no bairro Alto Grajaú.

O vereador João do Joaninho (PRP) pede reparos na rede de captação de águas pluviais e recapeamento asfáltico da rua Barão do Retiro, no bairro Marumbi, obras de reforma na chamada “Ponte Coberta”, na divisa do distrito de Palmital e Pedro Teixeira com Juiz de Fora.

O vereador Dr. Waldir (PP) apresentou requerimento, aprovado em plenário, solicitando a limpeza da boca-de-lobo, localizada na esquina da rua Porto das Flores com a rua Engracia Pinheiro, no bairro Santa Luzia.