Publicada em: 16/11/2005 - 290 visualizações

Vereadora quer criar galeria de mulheres políticas da cidade

Vereadora quer criar galeria de mulheres políticas da cidade (16/11/2005 00:00:00)

Vereadora quer criar galeria de mulheres políticas da cidade

“As mulheres estão assumindo cargos que antes eram ocupados pelos homens, mostrando a sua capacidade de liderança, de empreendedorismo, de administração e, sobretudo, estão provando, através de resultados, que a igualdade de direitos precisa ser respeitada”. A declaração é da vereadora Rose França (PTB) que conheceu, em Brasília, a galeria de fotos e documentos de mulheres que assumiram cargos políticos ao longo da história do Brasil.
       No cenário político brasileiro, as mulheres vêm exercendo, cada vez mais, cargos de poder. Na época do regime militar, nas décadas de 70 e 80, a presença delas, de forma não institucionalizada, marcou os movimentos feministas. Livros, estudos e palestras de sociólogos, antropólogos e jornalistas, mostram o papel das mulheres na tomada de decisão de importantes momentos do país. Para Rose, personalidades como Benedita da Silva, Roseana Sarney, a Juíza Denise Frossard, a senadora Heloísa Helena entre outras, irão estar sempre marcadas numa página de grandes nomes de nossa política.
       “A mulher no Brasil está inserida na política por meio de duas categorias: a chamada política tradicional, em que o poder se reproduz familiarmente e na sociedade civil organizada, que são compostas pelos movimentos sociais, em que a mulher cria uma situação de identidade feminina por se sentir em situação de desigualdade social”, disse Rose.
       A vereadora quer trazer a galeria de mulheres para Juiz de Fora. A sua intenção é criar uma exposição feminina permanente no novo prédio da Câmara Municipal, onde serão relatadas fotos e documentos com ações de mulheres que se destacaram na política no município. A galeria enfocará aspectos do eleitorado feminino, que, para a petebista, é “numeroso, diverso e distinto em suas vivências cotidianas, embora pouco representado. Essa exposição mostrará, ainda, que a causa feminista é uma luta para uma sociedade muito melhor, mais fraterna, com menos desigualdade e preconceitos”.