Publicada em: 16/02/2005 - 638 visualizações

Vereadores discutem destino de Aterro Sanitário

Vereadores discutem  destino de Aterro Sanitário (16/02/2005 00:00:00)

Vereadores discutem destino de Aterro Sanitário

A possibilidade de uma visita dos vereadores ao aterro sanitário foi uma das propostas apresentadas hoje, 16/02, diante da decisão do prefeito Alberto Bejani, de decretar estado de emergência no depósito. De acordo com o Chefe do Executivo, uma empresa, especializada em manutenção de aterros, será contratada para realizar obras. Os vereadores querem explicações sobre a medida.

De acordo com a ata da plenária realizada pelo COPAM, o licenciamento para que o aterro funcionasse foi expedido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM – depois de um parecer técnico emitido pelo próprio órgão. A licença, que foi solicitada pelo Executivo Municipal, teve seu prazo estendido até 2010, com aprovação da maioria dos conselheiros. O documento foi condicionada a exigências que não foram cumpridas. Isso levou o órgão a insistir nas cobranças. Esse foi mais um ponto discutido pelos vereadores.

Segundo os legisladores, o aterro, que funciona desde janeiro de 99, deveria obedecer a algumas determinações físicas e técnicas, como não estar perto de núcleos habitacionais. Além de possuir várias famílias residindo no local, o aterro está às margens da BR-040, numa área de preservação ambiental e sem impermeabilização do lençol freático e drenagem de águas pluviais.