Publicada em: 15/09/2006 - 83 visualizações

Vereador discute problemas de adolescentes no bairro Grama

Vereador discute problemas de adolescentes no bairro Grama (15/09/2006 00:00:00)

Vereador discute problemas de adolescentes no bairro Grama

O vereador vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Canalli (PMN), visitou hoje, 15/09, o Conselho Tutelar Leste para discutir o problema apresentado pelos moradores do bairro Grama sobre os jovens atendidos na Casa Herdeiros do Novo Milênio. De acordo com o vereador, em contatos na região, várias pessoas o procuraram denunciando irregularidades na entidade que funciona na avenida Juiz de Fora há um ano e meio. O vereador constatou que no local vivem desde um bebê de dois meses até jovens de 17 anos, de ambos os sexos. Eu não vi nenhum monitor cuidando das crianças e pude presenciar que os adolescentes agem livremente dentro da casa. O bebê era cuidado por uma interna, que aparentava, no máximo 16 anos. As condições de higiene também me pareceram precárias, afirmou.
       As três representantes do conselho Leste, Rita de Cássia Vieira Melo, Carmem Beatriz Medeiros Abranches e Alessandra de Castro e do Sul/Oeste, Geraldo Magela Ferreira Guedes, reconheceram o problema. Rita de Cássia informou que, muitas vezes, o Conselho é procurado por menores de extrema necessidade durante o plantão que precisam ser encaminhados a algum abrigo. Sabemos da situação difícil dessa casa-abrigo, inclusive já solicitamos documentação comprovando que os jovens em idade escolar freqüentam alguma instituição de ensino, mas até agora não obtivemos resposta. Mesmo assim, precisamos abrigar esses menores.
       A presidente do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente - CMDCA -, Sandra Fortes, confirmou que a Casa, realmente, não tem registro nem selo de qualidade do CMDCA. A diretora da instituição não apresentou a documentação necessária para a Casa ser avaliada pela comissão de registros de entidades, responsável pela análise de papelada e visita in loco. Depois dessas providências, tudo é avaliado por uma plenária, que decide se vai liberar, ou não, o registro. Sandra Fortes ainda informou que Juiz de Fora possui oito entidades de acolhimento a menores em situação de risco familiar, não infratores, registradas e uma não, no caso, a Herdeiros do Novo Milênio.
       A juíza da Vara da Infância e da Juventude, Maria Cecília Gollner Stephan, informou que os comissários da infância já estão fazendo o levantamento do caso, e pretende encaminhar as duas crianças, irmãs, uma dois meses e outra de quatro anos, que foram atendidas pelo Conselho Tutelar Leste, para serem cuidadas por algum familiar, ingressarem em uma das Casas Lar do município ou enviadas a outra instituição com melhor infra-estrutura. Gostaria de ressaltar que o Conselho Tutelar Leste só protocolou nesta Vara da Infância e Juventude a informação de abrigo provisório das duas crianças às 15h23m de hoje, 15 de setembro, após a visita do vereador. A diretora da Casa nos informou da situação no dia seis de setembro, quando aconteceu o fato.