Publicada em: 15/05/2006 - 150 visualizações

Alunos de escolas públicas podem ter bolsas de estudos em faculdades particulares (15/05/2006 00:00:00)

A vereadora Rose França (PTB) continua aguardando a sanção do projeto capaz de viabilizar bolsa de estudos da Prefeitura para alunos de escolas públicas que ingressarem em faculdades particulares, reconhecidas e autorizadas pelo MEC. O aval da Câmara para a proposta ela já conseguiu. O projeto, pioneiro no país, foi aprovado em três votações plenárias. No trabalho de convencimento do prefeito, Rose, inclusive, destinou recursos do Orçamento de 2006 para a viabilização da lei.
        Ela está instituindo o Programa Juiz de Fora para Todos (Projuf). A idéia é conceder bolsa integral para cursos de graduação. O acesso ao benefício, entretanto, só se dará mediante o cumprimento de exigências rígidas. O estudante terá que ter concluído o ensino fundamental e cursado o ensino médio completo em escola da rede pública municipal. Além disso, terá que obter até o quinto lugar no vestibular da instituição.
        “Apenas 30% dos jovens universitários têm acesso ao ensino gratuito. Muitos alunos de escolas públicas concorrem ao vestibular da UFJF e não conseguem aprovação por dificuldade em se preparar adequadamente. O Projuf busca democratizar o acesso da população de baixa renda ao terceiro grau,” afirma Rose França. “A bolsa para os cinco primeiros colocados será um grande prêmio a ser concedido pela Prefeitura pelo excelente desempenho dos alunos,” reafirmou.
        Rose não tem dúvidas de que a proposta vai interessar a rede privada, mesmo porque não será sobrecarrega com encargos e está diante de um número significativo de vagas ociosas.