Publicada em: 15/03/2005 - 533 visualizações

Vereador solicita construção de nova escola em Torreões

Vereador solicita construção de nova escola em Torreões (15/03/2005 00:00:00)

Vereador solicita construção de nova escola em Torreões

“A Câmara precisa ser parceira da comunidade no sentido de fortalecer um dos seus pilares mais importantes, que é a educação”. Essa é a opinião do vereador João do Joaninho (PRP) que está lutando para que o distrito de Torreões tenha uma nova escola municipal. O assunto vai ser debatido em audiência pública na Câmara nesta quinta-feira, 17/03, às 15h, no plenário Francisco Afonso Pinheiro.

De acordo com o legislador, a Escola Municipal Dom Justino já existe há mais de 30 anos e nunca passou por reformas de ampliação. “Quando foi construída, a instituição tinha sido projetada apenas para receber duas turmas de primeiro grau. Hoje, são mais de cem alunos, que estudam em salas improvisadas e sem estrutura física para recebe-los”, afirmou o vereador.

Espaço. A biblioteca é sala de aula e de atividades interativas. A secretaria também funciona como sala dos professores. No pátio, aulas de educação física e dança. Quando chove ou está muito calor, as crianças são dispensadas das atividades. A escola não tem um refeitório, a merenda é servida dentro das salas de aula. Algumas não têm janelas amplas e nem ventilação adequada. Os alimentos são acondicionados de forma inadequada, os cômodos estão cheios de mofos e fungos. O reboco da parede está caindo, os tacos estão soltos e algumas carteiras quebradas. As únicas obras realizadas na instituição foram emergenciais.

João do Joaninho ainda alerta para os perigos de uma evasão escolar. Para ele, os estudantes que moram longe, muitas vezes deixam de freqüentar as aulas por não terem recursos para o transporte. “Uma escola construída numa região mais central facilitaria para os alunos”, concluiu.

O legislador informa que o terreno para a construção de uma nova sede já foi doado pela Prefeitura, mas os recursos ainda não foram liberados. A idéia de realizar a audiência pública sobre o tema é mostrar para os representantes do Executivo os problemas enfrentados pela comunidade e assim, buscar uma solução mais rápida para a região.
       “Não podemos deixar que os alunos da Dom Justino sem estrutura para freqüentarem as aulas. A educação é um bem precioso que temos que preservar e trabalhar para que ele seja estendido ao máximo de estudantes possível”, afirmou o vereador. “Queremos mobilizar a sociedade para que ela, juntamente com os representantes da educação possam viabilizar a construção de uma nova sede para o distrito”.