Publicada em: 14/09/2006 - 103 visualizações

Escolas públicas de JF podem oferecer visitas turísticas a seus alunos

Escolas públicas de JF podem oferecer visitas turísticas a seus alunos (14/09/2006 00:00:00)

Escolas públicas de JF podem oferecer visitas turísticas a seus alunos

Os alunos das escolas públicas municipais podem ter visitas orientadas a pontos turísticos e culturais da cidade incluídas em seus currículos. A proposta é do vereador Oliveira Tresse (PMN), que apresentou projeto de lei propondo as excursões, pelo menos uma vez ao ano. O texto prevê as visitas de acordo com orientação pedagógica e planejamento da Secretaria de Educação para cada escola e faixa etária de alunos. A prefeitura também deve providenciar o translado dos grupos.
       De acordo com Oliveira, o projeto se justifica devido à inegável importância política, social e cultural que esses locais possuem no contexto da nossa história. A visitas também ajudam na fixação do aprendizado. Ao freqüentar esses locais, as pessoas não se tornam apenas conhecedores de um fato, mas também atores da cena social e da História local. Assim, crianças e adolescentes vão adquirir mais conhecimento e serem capazes de apreender melhor fatos e conceitos sobre o desenvolvimento de Juiz de Fora, berço de grandes avanços industriais e culturais, evidenciada no cenário nacional.
       O projeto, que já está pronto para entrar em votação, elenca como pontos turísticos e culturais principais da cidade os seguintes: Museu Mariano Procópio, Parque da Lajinha, Hidrelétrica de Martelos, complexo que integra o Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, teatros, construções tombadas como patrimônio histórico e cultural, auditórios, Biblioteca Murilo Mendes e Morro do Cristo.