Publicada em: 14/03/2005 - 513 visualizações

Instalação de eliminadores de ar vira projeto de lei

Instalação de eliminadores de ar vira projeto de lei (14/03/2005 00:00:00)

Instalação de eliminadores de ar vira projeto de lei

“Várias prefeituras no Estado já aprovaram a instalação do eliminador de ar. O aparelho traz amplos benefícios aos consumidores, que poderão economizar até 35% no custo do consumo de água”. O argumento é da vereadora Rose França que apresentou projeto de lei obrigando a Companhia de Saneamento e Pesquisa do Meio Ambiente – Cesama – a instalar ou permitir a instalação, a pedido do consumidor, do equipamento eliminador de ar no encanamento/tubulação que antecede o hidrômetro de seu imóvel.

A instalação do aparelho deverá ocorrer no prazo de 30 dias, a contar da data da solicitação feita pelo consumidor. Caberá à Cesama cobrar os custos de aquisição e instalação, através da conta de água.

“Muitos consumidores não estão entendendo o porquê da conta vir mais cara se, na prática, não tem saído mais água da torneira”, justificou Rose. Para a legisladora, os estudos feitos por engenheiros mecânicos demonstraram que a falta d’água sai cara no fim do mês, quando o abastecimento é interrompido e os canos se enchem de ar.

A vereadora lembra ainda a publicação no Diário do Judiciário, em 02/02/2005, da decisão da juíza da 1ª Vara da Fazenda Estadual de Belo Horizonte, no processo nº 024.02.621.838-8, condenando a Copasa a instalar os eliminadores de ar nas residências dos consumidores que solicitarem o serviço. “Juiz de Fora precisa seguir o exemplo da capital e dar a oportunidade da nossa população escolher se os aparelhos são ou não eficazes”, argumentou Rose França.

O projeto está tramitando nas comissões do Legislativo, aguardando para entrar em votação no plenário.