Publicada em: 14/02/2005 - 451 visualizações

Presidente da Câmara recebe delegado regional e acerta detalhes sobre setor de identificação (14/02/2005 00:00:00)

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Vicentão (PTB), recebe amanhã, 15/02, às 10h o delegado regional de Juiz de Fora, Antônio Garcia de Freitas e a delegada coordenadora do setor de identificação, Mariana Veiga, para verificar o espaço que será oferecido pelo Legislativo para a instalação do posto de identificação do Legislativo. O delegado já afirmou estar pronto para colaborar com a iniciativa da Câmara.
       De acordo com o convênio firmado entre a Câmara e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o posto que vai funcionar no local onde hoje é o Centro de Atenção ao Cidadão e vai beneficiar cerca de cem pessoas por dia. O objetivo é, além de auxiliar na seleção dos interessados em isenção de taxa para fazer a carteira de identidade, oferecer as fotos 3X4 e todo material necessário para a confecção dos documentos, como carimbos e computadores.

Vereador consegue melhorias para o canil municipal

O líder da bancada do PMN, José Emanuel, já está conseguindo melhorias para o canil municipal. Depois de solicitar providências ao Executivo, ele foi informado sobre medidas que estão sendo tomadas pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), que responde pelo local.

De acordo com o diretor geral, Osman Magno, serão designados um veterinário e um porteiro e recuperadas as grades e os estrados em madeira dos canis individuais.

Placas indicativas e de advertência sobre a localização serão afixadas, e a Diretoria de Política Urbana (DPU) acionada para verificar a situação das bocas-de-lobo no entorno das dependências. A DPU ainda deve opinar sobre o barranco nos fundos do prédio do novo canil. Osman Magno acredita que a contenção através de rip-rap pode ser o mais adequado.

José Emanuel adianta que acompanhará as obras e providências tomadas, mantendo-se atento para as condições de funcionamento. “Os animais têm que ser tratados com o cuidado necessário”, afirma.

Vereador propõe mudanças no sistema de reuniões da Câmara

O vereador Romilton Faria (PFL) já apresentou à Divisão de Expediente projeto de lei criando nova sistemática para as reuniões da Câmara.

Atualmente, as dez reuniões plenárias são concentradas nas segundas quinzenas do mês. Romilton defende a sua realização de terça à quinta-feira durante todo o mês.

“O sistema agiliza todo o processo legislativo. Se acontecer algum fato relevante na cidade, ele poderá ser tratado imediatamente”, afirma.

O vereador tomou a iniciativa após ouvir alguns setores da Câmara, concluindo que haverá melhoria ao processo operacional da Casa.

O recesso regimental será, assim, limitado ao período de 16 de janeiro a 14 de fevereiro.

PEMSE será tema de audiência pública na Câmara

O período de reuniões do Legislativo começa com audiência pública sobre a construção de um Centro de Recuperação para Menores Infratores. A reunião foi solicitada pelo vereador Paulo Rogério (PMDB) que quer escutar a comunidade e as autoridades sobre assunto. Para ele, “um tema polêmico precisa ser levado a público para que toda a comunidade seja ouvida”.

Atualmente, a instituição funciona no bairro Nossa Senhora de Lourdes, onde funciona o Instituto Jesus, que, segundo a população do bairro Nossa Senhora de Lourdes, não possui infra-estrutura para abrigar os menores. Eles estão inseguros sobre a instalação do PEMSE – Pólo de Execuções e Medidas Sócio-Educativas - e quer apresentar suas reivindicações e sugestões para resolver a polêmica.

Paulo Rogério quer que o Governo de Estado se posicione. A audiência pública será no dia 16/02, às 15h, no plenário da Câmara. Foram convidados o desembargador Lúcio Urbano da Silva Martins, secretário de estado da Defesa Social; José Armando Pinheiro da Silveira, juiz da Vara da Juventude e da Infância; deputados estaduais, Biel Rocha e Sebastião Helvécio, entre outras autoridades.