Publicada em: 13/09/2006 - 72 visualizações

Vereadora se reúne com profissionais da SE para implantar projeto "Paz na Escola"

Vereadora  se reúne com profissionais da SE para implantar projeto

Vereadora se reúne com profissionais da SE para implantar projeto Paz na Escola

A vereadora 2ª vice-presidenta da Câmara, Rose França (PTB), reuniu-se hoje (13/09) com duas representantes da Secretaria de Educação: a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Laura Haider, e a pedagoga Maria Luiza Neves. Elas discutiram a operacionalização da lei nº 11012, de 22/10/2005, instituindo o programa Paz na Escola, de autoria da vereadora.
       Nossa proposta é criar mecanismos para enfrentar o grave problema da insegurança e violência que cresce de forma assustadora, afetando a sociedade e atingindo até mesmo as crianças e os adolescentes no seu próprio ambiente de formação e aprendizado: a escola, afirma Rose França.
       O Paz na Escola é uma ação interdisciplinar e prevê a participação da comunidade para evitar e controlar a violência nos estabelecimento de ensino. A defesa da paz na educação se torna fundamental, uma vez que ela se estende para a convivência na sociedade. É na escola que os jovens se formarão para a vida, projetando o futuro, defende a vereadora, que ainda afirma se sentir realizada, pois em um ano e dez meses de legislatura já estou podendo colher o fruto de um trabalho que sempre sonhei fazer: cuidar das crianças e suas famílias, de forma concreta, buscando apoio onde se pode obter ajuda.
       Rose França diz acreditar que, brevemente, as escolas de Juiz de Fora serão diferenciadas em nível nacional. O poder Executivo assumiu, de forma corajosa, a proposta para evitar que adolescentes sejam envolvidos pela insegurança. Nosso projeto visa a integrar as famílias. Outro passo importante que pretendemos dar é a criação de cursos profissionalizantes, gerando empregos e protegendo a criança e seus parentes da marginalidade, resultando em uma sociedade mais justa e igualitária.
       Por determinação do prefeito, a Secretaria, em conjunto com a Polícia Militar, realizou diagnóstico dos locais de maior vulnerabilidade à violência em Juiz de Fora. Assim, foram selecionadas 15 escolas - dez municipais e cinco estaduais -, nas regiões norte, leste, sul e nordeste, que darão início à execução do projeto. Nelas serão montados grupos de trabalho, que vão definir, junto a professores, pais, alunos e a comunidade, a melhor forma de combater a criminalidade na sua área de abrangência.
       Quarenta funcionários da SE estão participando de curso de capacitação, em parceria com a UFJF, denominado ECA nas Escolas. Além de estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente e sua aplicabilidade, os profissionais também se preparam para colocar em prática o projeto de Rose França. As aulas tiveram início dia 22 de agosto e prosseguem até 28 de novembro.
       Um núcleo central do Paz na Escola já foi estruturado e conta com a participação de integrantes da Polícia Militar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Serviço Social, Superintendência Regional de Ensino, SE, Conselhos Tutelares e Ministério Público, através do Juizado da Vara da Infância e da Juventude.