Publicada em: 13/07/2006 - 94 visualizações

Vereador defende práticas alternativas de atendimento em saúde

Vereador defende práticas alternativas de atendimento em saúde (13/07/2006 00:00:00)

Vereador defende práticas alternativas de atendimento em saúde

Expansão da área de atendimento para homeopatia, duplicação da produção da farmácia, contratação de um farmacêutico para o setor; um médico para acupuntura, laboratório e compra de insumos para a fitoterapia. Essas necessidades urgentes foram levantadas durante reunião promovida pelo vereador José Sóter de Figueirôa, hoje (13/07), com a diretora do Departamento de Terapêuticas Não Convencionais (DTNC), Nelida Affini Ayub; o representante da Associação dos Usuários, Walcymar Estrela; o secretário do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos; o Ouvidor de Saúde, Alanir de Souza Pinto, além de usuários.
        Essas terapias representam uma opção a mais para os pacientes e redução significativa nos custos, razões suficientes para levarem Figueirôa a enfatizar a importância de investimentos na área.
        Duas audiências públicas já foram realizadas na Câmara para tratar da precariedade da infra-estrutura do atendimento. Como não houve avanços e a situação se agravou, os envolvidos estão sendo mobilizados por Figueirôa em busca de alternativas.
        O tema será incluído na pauta da próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, anunciada para o dia 26. Ainda será agendada uma reunião com o Secretário de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni, para tratar da produção de insumos. A possibilidade de uma conferência municipal para debate de práticas alternativas também está sendo levantada.