Publicada em: 12/09/2006 - 84 visualizações

Juiz de Fora pode ter dia do Cliente

Juiz de Fora pode ter dia do Cliente (12/09/2006 00:00:00)

Juiz de Fora pode ter dia do Cliente

Os juizforanos podem comemorar no próximo 15 de setembro, o Dia do Cliente. A proposta é do vereador Romilton Faria (PFL), foi aprovada no último período de reuniões e aguarda sanção do Executivo. Existe uma grande diferença entre os Dias do Cliente e do Consumidor, comemorado 15 de maio. A conotação é outra: consumidor é aquele que compra apenas para seu próprio uso e não se torna freqüentador fixo de determinado local; já o cliente compra habitualmente do mesmo fornecedor, seja para consumo próprio ou para vender, explica Romilton.
       De acordo com o texto do projeto, no Dia do Cliente, as empresas, entidades civis e públicas devem realizar atividades com o objetivo de qualificar as relações de consumo e, também, oferecer eventos e promoções. Lembrando que diversas datas comemorativas proporcionam grande movimento no comércio e economia da cidade, gerando postos de trabalho, ainda que temporários, Romilton Faria esclarece que escolheu o dia 15 de setembro para que o evento seja um mecanismo de aquecimento da economia em um período com poucos atrativos para o consumo.
       O vereador também justifica a proposta afirmando que não se trata apenas de uma operação de mercado, mas do aprimoramento das relações humanas no trabalho e no atendimento ao cliente. Assim, a instituição da data é uma iniciativa de caráter cultural, pois o comércio e a indústria passam ter uma data oficial reservada ao esclarecimento da sociedade. A iniciativa, inclusive, contribui para o cumprimento do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, pois as promoções planejadas para a data enfatizam os benefícios da economia formal, defende Romilton.