Publicada em: 12/07/2006 - 98 visualizações

Vereadores apóiam inserção do leite na merenda escolar

Vereadores apóiam inserção do leite na merenda escolar (12/07/2006 00:00:00)

Vereadores apóiam inserção do leite na merenda escolar

Só posso desejar que a nossa reunião de hoje tenha conseqüências com ações políticas decisivas para discutirmos apoio aos produtores de leite do município e a volta do Pró-Leite, com a inserção do leite na merenda escolar da rede pública municipal. Com essas palavras o vereador Antônio Jorge (PSDB) encerrou a audiência pública, convocada por ele para discutir medidas de apoio à classe. O vereador ainda denunciou que há seis anos a merenda escolar não é mais distribuída nas férias, conforme é previsto no programa federal de segurança alimentar. Ele também lembrou a importância nutricional do leite, substituído no lanche das escolas por outros alimentos.
       O chefe geral da Embrapa gado de Leite de Juiz de Fora, Paulo do Carmo Martins, afirmou que Juiz de Fora chegou a oferecer 108 mil refeições escolares por dia, sendo a segunda cidade do país a participar do programa de segurança alimentar . A Organização Mundial de Saúde determina que cada criança consuma, no mínimo, 200 ml de leite por dia, tenho informações de uma dissertação de mestrado desenvolvida na UFJF que esse valor não chega a 78 ml/dia por habitante na cidade, afirmou, defendendo a compra direta do leite de pequenos produtores rurais, pela PJF.
       Olivier Campos, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Penido, uma das 11 existentes na cidade, reclamou das dificuldades sofridas pela categoria e afirmou que eles têm condições de oferecer leite de boa qualidade, inclusive pasteurizado para as escolas do município. isso favorecia os produtores locais evitando a quebradeira geral, já esta é uma importante fonte de sustentação das famílias que vivem na zona rural. O representante dos ruralistas foi apoiado pelo presidente do Conselho Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Ronaldo Toledo e pelo ex- diretor do Instituto Cândido Tostes, Geraldo Dusi. Os vereadores Eduardo Novy (PTB) e João do Joaninho (PTB) fizeram coro às observações dos técnicos.
       A secretária municipal de Educação, Regina Célia Mancini, a supervisora do programa de alimentação escolar , Denise Sarchis, e a nutricionista da unidade, Raquel Curvelo, esclareceram que o Fundo Nacional de Desenvolvimento e Educação determina que a rede pública ofereça refeições de 350 calorias diárias para os alunos, o que representa 15% das necessidades nutricionais de jovens em idade escolar. Cumprimos essa determinação na íntegra, antes era oferecido apenas um lanche que correspondia a 5% das necessidades diárias dos alunos. Também estamos projetando um almoxarifado exclusivo para armazenar os alimentos destinados à merenda escolar, projetando uma cozinha experimental para testar novas receitas mais nutritivas, além de contratar cozinheiros e cantineiros para fazer o serviço antes desempenhado por técnicos terceirizados, informou a Secretária.
       O secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni, deixou clara a intenção de viabilizar a compra do leite para a merenda escolar diretamente dos produtores rurais da região. Sou favorável ao uso do leite na merenda escolar. Esta não é só uma questão de segurança alimentar, mas do desenvolvimento de uma política de incentivo e promoção de melhorias nas condições de trabalho e crescimento dos produtores rurais”, concluiu.