Publicada em: 11/08/2006 - 103 visualizações

Unidades Básicas de Saúde poderão ter Centros de Coleta de Sangue

Unidades Básicas de Saúde poderão ter Centros de Coleta de Sangue (11/08/2006 00:00:00)

Unidades Básicas de Saúde poderão ter Centros de Coleta de Sangue

“A doação de sangue é uma ação solidária, humana, que não podemos deixar de incentivar. Milhares de vidas podem ser salvas todos os dias, se a população tiver a consciência sobre a importância desta ação. Isso é cidadania e como vereadora, ligada às questões sociais, é meu dever propor mecanismos que facilitem a coleta de sangue”. A argumentação é da vereadora Rose França (PTB) que apresentou projeto de lei implantando, nas unidades básicas de saúde, um Centro de Coleta de Sangue e Hemo-derivados.

De acordo com a matéria, as coletas deverão ser em horários acessíveis e de forma permanente. A Prefeitura poderá firmar convênios com hospitais e prontos-socorros para viabilizar a instalação destes centros, como contrapartida ao recebimento do sangue coletado.

Rose acredita que, ações informativas voltadas para os diversos segmentos da sociedade, buscando fomentar a atividade de doação de sangue; campanhas destinadas a divulgar a importância do ato de doar; processos educativos direcionados às crianças e adolescentes, difundindo conceitos de solidariedade e cidadania, são a “chave” para que milhares de pessoas possam ter suas vidas salvas.
       Anualmente, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado em 25 de novembro, mas a petebista acredita que a instituição de uma Semana destinada a essa prática só iria oficializar e ampliar uma atividade já legitimada pela sociedade. “O esforço pelo aumento das doações ocorre em novembro pelo fato de haver falta de estoques em unidades de saúde durante esse período”. Rose explica que os meses de dezembro e janeiro há a diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue.