Publicada em: 11/07/2006 - 112 visualizações

Vereadores reivindicam abrigos de ônibus

Vereadores reivindicam abrigos de ônibus (11/07/2006 00:00:00)

Vereadores reivindicam abrigos de ônibus

Uma empresa de Belo Horizonte está fazendo pesquisa e se posicionará sobre o plano diretor de transporte de Juiz de Fora, inclusive sobre a malha viária da cidade. A informação foi repassada pelo chefe do Departamento de Transporte da Gettran, Ronaldo Toledo, durante audiência pública convocada a pedido do vereador Dr. Waldir (PTB). As condições dos abrigos - ausência de cobertura e iluminação - foi o tema abordado. Ronaldo Toledo enfatizou que o prefeito está atento ao problema e anunciou a chegada imediata de 35 abrigos de concreto para atender, principalmente, a locais com maior demanda. Os abrigos foram adquiridos pela Prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Transporte.
        Dr. Waldir levantou o problema, lembrando a proximidade do período de chuva, quando os usuários de ônibus enfrentam mais dificuldades.”Eles ficam expostos às chuvas e ao sol. Devido à insuficiência da captação de águas pluviais, os pontos ficam tomados por poças de lama, lançada sobre os que aguardam os coletivos.” A iluminação, principalmente, nos pontos mais distantes, é outra dificuldade enfrentada, alertou o vereador. Enquanto isso, Flávio Cheker (PT) cobrou da Prefeitura a aplicação do percentual do Custo de Gerenciamento Operacional (CGO) também na construção e manutenção dos abrigos.
        Ronaldo Toledo reconheceu que os abrigos são fundamentais para o conforto dos usuários, mas citou a falta de espaço nas calçadas, muito comum principalmente no Centro, como um empecilho para a instalação de coberturas compatíveis com a necessidade dos usuários.
        Fazendo uma abordagem diferenciada sobre o transporte coletivo, o vereador Antônio Jorge (PSDB) assinalou que a operação do terminal de Santa Lúcia foi inadequada, porém enfatizou a importância do resgate do conceito Sistema de Transporte Troncalizado (SITT), observando que todas as cidades de porte média vêm fazendo planejamentos com estações de transbordo.