Publicada em: 11/03/2005 - 454 visualizações

ENGENHEIRO PAULISTA AVALIA ATERRO SANITÁRIO A CONVITE DA CÂMARA

ENGENHEIRO PAULISTA AVALIA ATERRO SANITÁRIO A CONVITE DA CÂMARA (11/03/2005 00:00:00)

ENGENHEIRO PAULISTA AVALIA ATERRO SANITÁRIO A CONVITE DA CÂMARA

Atendendo a convite da Comissão Especial de Ações Estratégicas Ambientais da Câmara, o engenheiro sanitarista, José Manoel de Moraes Júnior, veio a Juiz de Fora conhecer e analisar o aterro sanitário. O engenheiro, que é técnico da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, afirmou que o local precisa de modificações urgentes em sua estrutura e que o aterro controlado voltou à condição de lixão após as chuvas e desabamento das camadas de terra que cobriam os detritos o que torna evidente a agressão ao meio ambiente e urgente a recobertura do local, inclusive com drenagem do chorume, disse.
       Ele considerou intolerável o depósito de lixo hospitalar e orgânico junto com o lixo comum. Isso é expressamente proibido por lei, argumentou o engenheiro. Ele afirmou que o local onde está sendo construído o aterro sanitário já foi aprovado até mesmo pela Feam, mas a falta de um marco regulatório federal e de políticas estaduais sobre depósitos de lixo dificultam os trabalhos. A gestão integrada seria a saída em cidades menores, mas Juiz de Fora já tem porte para uma gestão individual, observou.
       José Manoel de Moraes Júnior foi recebido pela presidenta da Comissão, Rose França (PL) e pelos vereadores membros, Pastor Carlos (PL) e João do Joaninho (PRP). Rose França foi enfática ao afirmar que o objetivo da comissão especial é ser parceira e ajudar a resolver esse grave problema do município.