Publicada em: 09/11/2005 - 270 visualizações

Terrenos e lotes abandonados serão tema de audiência pública

Terrenos e lotes abandonados serão tema de audiência pública (09/11/2005 00:00:00)

Terrenos e lotes abandonados serão tema de audiência pública

Uma audiência pública na Câmara irá discutir os transtornos causados por terrenos e lotes abandonados. A reunião foi convocada através de requerimento apresentado pelo segundo-secretário do Legislativo, vereador Dr. Waldir (PTB). Para ele, esse é um “problema que precisa de atenção dos governantes, por que diz respeito à saúde pública”. A idéia do legislador é regulamentar a situação desses locais.

Dr. Waldir alerta para os perigos dos terrenos e lotes abandonados ou sem os cuidados adequados. O mato alto acaba se tornando propício à proliferação de ratos e insetos nocivos. Além disso, servem de esconderijo para criminosos e para usuários de drogas. “Os moradores ficam inseguros, com medo de retornarem às suas casas em determinadas horas da noite. Não podemos deixar cidadãos de bem se tornarem reféns de pessoas que não exercem a cidadania”, disse o legislador.

“Dados estatísticos e estudos de organizações responsáveis pela preservação da vida e da saúde, demonstram que os casos de estupros geralmente acontecem próximos a um matagal, onde o criminoso leva a vítima, pratica o ato ilícito e a abandona. O crescimento do mato nos terrenos abandonados perto de um ponto de ônibus, por exemplo, facilita a ação de assaltantes”, explicou o legislador.

Estudos da Polícia Militar apontam que o simples descuido com os imóveis dificulta a atuação da PM, em casos de perseguição. Muitas vezes, em um cerco, os foragidos se escondem dentro do mato, prejudicando a visibilidade dos agentes. “A própria polícia fica sujeita a ser atingida por um tiro sem que perceba de onde partiu”, ressaltou Dr. Waldir.

Já existem leis municipais severas que punem os responsáveis pelo abandono de terrenos e lotes, caso não estejam adequados à regulamentação. Problemas como a falta de agentes tem prejudicado a fiscalização desses locais. Para o representante do Legislativo, discutir esse assunto com os poderes constituídos e com toda a sociedade será uma forma de buscar um caminho para solucionar a questão.