Publicada em: 01/09/2006 - 99 visualizações

Juiz de Fora pode ter cursos de capacitação para produtores rurais

Juiz de Fora pode ter cursos de capacitação para produtores rurais (01/09/2006 00:00:00)

Juiz de Fora pode ter cursos de capacitação para produtores rurais

As técnicas, informações e conhecimento devem ser partilhados. É nosso dever orientar para a busca de meios produtivos e, ao mesmo tempo, buscar a preservação do ambiente em que vivemos. Também temos obrigação e dever de oferecer ferramentas para que os que vivem da terra possam permanecer no campo de forma digna, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis e preservando o meio ambiente. Assim, a vereadora 2ª vice presidenta da Câmara, Rose França (PTB), defende seu projeto de lei, criando o serviço de extensão rural em Juiz de Fora.
       A proposta já está sendo avaliada pelas comissões técnicas da Câmara. De acordo com o texto, o serviço vai oferecer cursos de capacitação a pequenos e médios produtores do município. Os interessados poderão receber treinamento em manuseio de implementos, adubação orgânica, vermicompostagem, vermicultura, manuseio do solo, jardinagem e folhagens. Os cursos devem acontecer, preferencialmente, em áreas da prefeitura e o Executivo também pode disponibilizar técnicos para ministrar as aulas, teóricas e práticas.
       Rose França ainda defende que sua proposta vai ao encontro do Estatuto da Cidade, que determina a inclusão das áreas rurais no Plano Diretor dos municípios. O dispositivo ainda incentiva a agricultura familiar, realizando cursos de capacitação e operacionalização de insumos, técnicas e outros implementos agrícolas.
       Se minha proposta for aprovada, marcará o início de uma política de valorização da agricultura em Juiz de Fora. Vamos aumentar o cinturão verde de nossa cidade, valorizando o trabalho rural e o desenvolvimento sustentável do cultivo, saúde, meio ambiente, proteção ao trabalhador rural e educação, defende a vereadora.