Publicada em: 01/09/2006 - 81 visualizações

Comissão apóia projeto "Expresso Pai da Aviação"

Comissão apóia projeto

Comissão apóia projeto Expresso Pai da Aviação

O transporte ferroviário com fins turísticos tem a sua importância reconhecida pela Comissão Permanente de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara Municipal. Seus integrantes, vereadores Paulo Rogério (presidente-PMDB), João do Joaninho (PTB) e Luiz Otávio Fernandes (Pardal-PTB), demonstram isso através do apoio ao projeto Expresso Pai da Aviação, protocolado no Ministério do Turismo, através da Fundação Arthur Bernardes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
       O projeto é uma iniciativa da Organização Não Governamental Movimento Nacional Amigos do Trem. Em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a UFV e convênio com o Ministério dos Transportes, a ONG implementa estudo sobre a viabilidade técnica do transporte ferroviário de passageiros com finalidades turístico-culturais no trecho compreendido entre Matias Barbosa, JF, Ewbanck da Câmara, Santos Dumont, Antônio Carlos e Barbacena.
       Segundo os vereadores, a execução do projeto pode representar a criação de 1,2 mil empregos diretos e mais 7 mil indiretos na operação de linha, administração, gestão de estações e prédios de interesse histórico e na movimentação de bens culturais. Avaliações preliminares já apontam para a grande aceitação da comunidade e expectativa de intenso crescimento do setor nos próximos 20 anos.